Nossas Notícias

“A escrita cura”: portal Nossas Notícias inova com Oficinas Literárias Online em Rio Negrinho e região

RIO NEGRINHO. A pandemia literalmente obrigou o mundo inteiro a viver um novo normal. Desde março do ano passado, muitos hábitos mudaram mas por sua vez o cenário de limitações provocadas pelo Covid-19 também inspirou muitas pessoas a cultivar novos hábitos e tirar alguns projetos “da gaveta”.

Este é o caso da comunicadora e empreendedora Katia de Oliveira, proprietária do portal Nossas Notícias, de Rio Negrinho e região. Natural de Rio Grande (RS), ela mora em Rio Negrinho há 15 anos e contou que desde que chegou na cidade, pensava em reproduzir um mesmo projeto do qual participou em sua terra natal.

“Desde 2003 comentava sobre isso, em especial com uma amiga, Dolores Vellasques, que de tanto ouvir eu falar de como as oficinas funcionavam em Rio Grande, no final do ano passado me perguntou o que me impedia de colocar o projeto em prática”, comentou aos risos.

Foi então que ela se programou para fazer das oficinas uma realidade, reunindo semanalmente várias pessoas de Rio Negrinho e São Bento do Sul, pelo Google Meet a partir de abril.

“Adaptei um pouco o formato. Em Rio Grande o coordenador lançava um tema na reunião e ali mesmo escrevíamos e líamos nossos textos. Aqui temos em alguns encontros a participação de professoras (es) de Língua Portuguesa e Literatura, que nos repassam técnicas de escrita em diferentes gêneros textuais e literários. Também fazemos reuniões específicas onde os participantes apresentam seus textos autorais a partir de um tema previamente lançado. Além disso, temos o espaço aberto para que escritores (as) compartilhem detalhes sobre a produção de suas obras e de todo seu processo criativo “, explicou.

Katia destacou que a médio prazo a ideia é lançar um livro impresso e um e-book com o material escrito pelos participantes. Eventos presenciais também estão previstos.

“Até lá vamos nos encontrando pelo Meet todas as quartas-feiras às 20h. E posso garantir sinceramente que os encontros são tão bacanas que fico contando os dias chegarem, pois além do aprendizado técnico e da leitura de nossos textos, compartilhamos experiências, dicas de leitura e outras referências culturais. Criamos um ambiente com uma energia muito positiva, onde há muito respeito e principalmente onde não se debate temas como preferências políticas, partidárias, religiosas ou de qualquer outro viés ideológico”.

Katia enfatizou que recentemente o grupo definiu um lema para o projeto, que é “A escrita cura”.

“É uma frase bem curtinha mas que define muito bem o significado do que é escrever para todos nós e acima de tudo, resume muito bem o que temos partilhado em nossas encontros, onde a cada semana somos surpreendidos por textos bem humorados, profundos, ‘provocadores’ e acima de tudo muito criativos”.

Ela finalizou lembrando que os encontros são abertos à participação de qualquer interessado (a). Quem quiser conhecer o projeto pode entrar em contato pelo e-mail: redacao@nossasnoticias.com.br ou pelo whatsapp clicando aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram