Nossas Noticias

Associações Empresariais do Planalto Norte definem Saúde como bandeira prioritária da Regional da Facisc

REGIÃO. A Facisc e as associações empresariais do Planalto Norte definiram a Saúde como prioridade na luta das entidades da região.

O tema foi deliberado na Reunião Plenária Regional desta quinta-feira (11) , realizada de forma virtual.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, sugeriu a criação de Centro de Radioterapia, do Hospital Infantil e de UTI Pediátrica como bandeiras, após a apresentação realizada pelo coordenador médico do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, Michael Ricardo Lang.

As associações decidiram encampar os temas como prioritários e vão buscar soluções para os problemas apresentados.

O médico falou sobre a importância da criação de um mapa de especialidade da saúde por cidade e destacou o atendimento pediátrico como essencial para a região.

“O que falta para a população do Planalto Norte é um hospital infantil. Quase 25% da população da região está sem atendimento. Hoje estes atendimentos são realizados em Joinville. São quase 87 mil crianças e adolescentes. Não temos UTI pediátrica e apenas uma UTI neonatal em Mafra”, relatou.

O vice-presidente Regional, Antonio Tiburske, que capitaneia a região, disse que a união sempre foi um diferencial para lutar pelas bandeiras do Planalto Norte e que com a saúde, ainda mais neste momento em que se vê como está fragilizada, será ainda mais importante.

Canoinhas

O presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, Reinaldo de Lima Jr, disse que é importante pensar em conjunto para desenvolver a região e não cada município.

“A saúde é algo difícil porque os investimentos são muito altos, mas se trabalharmos juntos conseguiremos colher frutos em prol da saúde da região”, destacou.

Rio Negrinho

A presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho, Casciane Antunes, explicou que a Acirne já está engajada no tema com criação de leitos de UTI para a cidade e arrecadação de valores para o hospital local e que o tema é primordial para o Planalto Norte.

Mafra e região

A presidente da ACI de Mafra, Valquiria Rubbo, presidente já convocou os presidentes para uma reunião para dar sequência ao tema e definir as próximas ações. Os presidentes das associações empresariais de Campo Alegre, Alaor Hansen, de São Bento do Sul, Júlio César Teixeira, de Itaiópolis, Gilmar Sadloski, e de Porto União, Fábio Rulf, também abraçaram o tema.

Participação do deputado Valdir Cobalchini

O deputado Valdir Cobalchini, participou do evento e se colocou à disposição para ajudar nesta questão e em serviços e que pode fazer a intervenção junto ao Governo do Estado.

“Hoje existe um repasse mensal aos hospitais, que não existia”.

Ele ressaltou que é importante classificar os hospitais por especialidades para ajudar no repasse de verbas.

O consultor comercial da regional, Léo C. Wordell, apresentou resultados, novas soluções e atuação na regional.

O consultor de Atuação Regional, Alberto Zeni, falou sobre a atuação do vice-presidente e as visitas realizadas, além de todo o trabalho realizado pelas entidades durante o período da pandemia.

Adriano Huebner, consultor do Empreender, também falou sobre o trabalho realizado nas associações empresariais com os núcleos do Programa Empreender.

Cobalchini falou sobre o Refis e disse que virá emenda

“Foi encaminhado por diligência para a Fiesc para aprimorar o Refis. A ideia é aprovar até meados de abril o Refis pandemia”.

Vacinas em SC 

Sobre as vacinas em Santa Catarina, disse que há um atraso nas negociações.

Disse que os deputados estão inseguros que se depender do Governo Federal a população catarinense pode não ter as vacinas ainda este ano.

“Estamos trabalhando com regime de urgência para oferecer uma alternativa à compra de vacinas para os municípios”.

Promoções
             ]]>

Parceiros

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram