Nossas Notícias

Agentes já encontraram 7 focos de dengue neste ano em Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Equipes da Vigilância Epidemiológica de Rio Negrinho realizam trabalho de varredura em alguns bairros do município para conscientizar os moradores. Isso acontece pelo fato das agentes de endemias terem localizado sete novos focos da dengue em apenas um mês e meio. Como comparativo, durante todo o ano de 2019 foram encontrados nove focos na cidade.

Cleide Aparecida Melo, coordenadora do Programa de Controle da Dengue, cita que as agentes estão encontrando grande quantidade de larvas nos terrenos e residências. “Encontramos seis focos nas armadilhas e um dentro de um pratinho de flor, em uma residência”, disse.

Quando um foco da dengue é encontrado, as agentes precisam fazer uma varredura, entrando de casa em casa, em um raio de 300 metros do local onde o foco apareceu. “Já tivemos focos no Industrial Norte, Vila Nova, no Centro e na Bela Vista”, comentou Andreia Linke, agente de endemias da Vigilância Epidemiológica.

Além de conscientizar os moradores com a entrega de panfletos, as agentes vistoriam a parte externa das residências e terrenos baldios. “Lonas pretas, usadas para cobrir entulhos, isso dá bastante larva. Aqueles tambores utilizados por pedreiros, também encontramos muitas larvas”, frisou Andreia.

Conforme Cleide, o clima atual se torna propício para a proliferação do mosquito. “Quente, abafado, com chuvas. Tá ótimo para o mosquito. A consciência da população é muito importante, somente com a ajuda deles é que vamos eliminar isso”, ressaltou.

Cuidados necessários

O secretário de saúde Rafael Schroeder reforça que é preciso cada um cuidar do seu local de vivência. “Pessoal pode aproveitar que vai ter que ficar em casa neste final de semana, por conta do lockdown do Estado, e olhar os quintais, fazer uma limpeza, ver se não tem água acumulada”, explica.

Rafael citou também a atual situação em que o município e o país se encontram, lutando contra o coronavírus. “Se tiver um agravamento e começar a aparecer casos de dengue, com os hospitais e enfermarias lotados, vai agravar ainda mais a situação do município. Por isso é preciso que cada um cuide do seu local”, enfatizou.

Promoções
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram