REGIÃO. Apesar da adoção de lockdown decretado neste fim de semana como forma de conter o avanço da Covid-19, com a abertura apenas de serviços essenciais como hospitais, farmácias, mercados, entregas e transporte em todo Santa Catarina das 23 horas da última sexta-feira (26) até as 6 horas de hoje (1°) , o 23º Batalhão da Polícia Militar de São Bento do Sul, que engloba ainda os municípios de Rio Negrinho e Campo Alegre, registrou oito ocorrências de desrespeito à essas medidas.
De acordo com o Tenente Coronal João Carlos Kuze, Comandante do 23º BPM, a população em São Bento do Sul é bastante ordeira e pacífica, motivo pelo qual a PM trabalha com tranquilidade, pois acredita não ser momento de trazer mais pânico para ninguém.
“Cabe à PM auxiliar a população, principalmente com orientações e informações verdadeiras. A função é mais de tranquilizar e orientar”, destaca.
São Bento do Sul
Ainda assim um estabelecimento comercial acabou sendo fechado em São Bento do Sul no final de semana e três pessoas responderão termo circunstanciado, tendo que comparecer em audiência no Fórum da Comarca. A Polícia Militar ainda acompanhou a Vigilância Sanitária em mais dois fechamentos.
Rio Negrinho
Já em Rio Negrinho, de acordo com o tenente Cleverson Kalil de Souza, comandante da Polícia Militar, a via de regra foi de respeito ao lockdown, mas ainda assim cinco estabelecimentos acabaram fechados no fim de semana.
“Tivemos de sexta a noite até domingo cinco estabelecimentos fechados, dentre eles bares com aglomeração de pessoas e comércio em geral”, destacou.
Ainda segundo o comandante, foram lavrados termos de notificação de irregularidade administrativa e em alguns casos os envolvidos foram enquadrados no crime previsto no Código Penal.
“O artigo 268 trata de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa com pena de detenção, de um mês a um ano, e multa”, lembrou.
Vale lembrar que o lockdown em Santa Catarina volta a entrar em vigor novamente a partir das 23 horas desta sexta-feira (5), se estendendo novamente até as 6 horas da segunda-feira (8).
De acordo com dados atualizados até a noite deste domingo (28), desde março de 2020, 670.603 pessoas se infectaram com o coronavírus em Santa Catarina com 7.358 mortes causadas pela Covid-19.
Promoções