Nossas Notícias

Foco de dengue é encontrado no bairro Industrial Sul em Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Equipes da Vigilância Epidemiológica de Rio Negrinho estiveram na manhã desta terça-feira (2) no bairro Industrial Sul, onde um foco do mosquito da dengue foi encontrado. As agentes de endemias realizaram a coleta das larvas em uma das armadilhas espalhadas pelo bairro. Agora, será preciso uma varredura casa por casa em um raio de 300 metros.

Andreia Linke, agente de endemias da Vigilância Epidemiológica, explica que as larvas coletadas serão encaminhadas para análise ao Laboratório de Endemias do Estado. “Temos que fazer uma varredura em uma área de 300 metros de onde o foco foi encontrado, entrando casa por casa, para eliminar e bloquear possíveis novos focos”, frisa. Estima-se que a área tenha mais de 330 residências.

A armadilha onde o foco foi encontrado já foi descartada, sendo uma nova colocada no local. “A gente orienta a comunidade para não deixar nada com água parada, principalmente por mais de sete dias, que é o ciclo do mosquito, quando ele passa de ovo para mosquito. É muito rápido, por isso se multiplica com facilidade”, ressalta Andreia.

Este é o primeiro foco do mosquito encontrado no munícipio neste ano. Em 2019 foram 10 registros e em 2020 nenhum. “Pedimos muito cuidado em casa, principalmente neste período chuvoso. Não é só de Covid que estamos adoecendo, a dengue está aí também. Precisamos evitar mais uma incidência de outra doença na cidade”, alerta Rafael Schroeder, secretário de Saúde.

Promoções ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram