Nossas Noticias

Bombeiros registraram cinco incêndios em casas ou empresas nas primeiras semanas de 2021 em Rio Negrinho

[caption id="attachment_39946" align="alignnone" width="300"] DIVULGAÇÃO/NN[/caption] RIO NEGRINHO. Dicas simples, mas muito importantes podem ajudar a evitar incêndios e também orientar as vítimas desse tipo de sinistro. Quem explica é o Corpo de Bombeiros Militar de Rio Negrinho que, nestas primeiras quatro semanas de 2021 registrou seis ocorrências relacionadas a sinistros dessa natureza, sendo cinco envolvendo casas, comércios e indústrias e um registro de incêndio em veículo. Em todo o ano de 2020, segundo a corporação, foram atendidas 101 ocorrências do gênero. De acordo com o socorrista Augusto Vellasques, orienta-se a população para dois cenários diferentes. A importância da prevenção O primeiro, e mais importante segundo ele, é a dedicação principalmente à prevenção. “Existe uma frase entre os bombeiros que diz: Não existe glória alguma em combater um incêndio que poderia ter sido evitado”, cita. “Portanto, é essencial que medidas preventivas de segurança sejam constantemente adotadas por todos nós em detalhes”, completa. Cuidados em casa No caso de residências, ele aponta ainda que devemos ter atenção, principalmente com crianças em casa, para manter os cabos de panelas voltados para dentro do fogão.

  • Cuidar com líquidos inflamáveis como álcool para que estejam em locais seguros e longe do alcance delas
  • Ainda na parte residencial, manter cortinas e outros materiais combustíveis longe do fogão
  • Cuidar para não esquecer velas ou cigarros queimando nos locais sem supervisão. “Em panelas com óleo quente pegando fogo nunca deve-se jogar água nelas e sim devem ser abafadas com uma tampa ou um pano úmido”, orienta.
Supervisão do sistema preventivo nas empresas Na parte industrial e comercial, o socorrista destaca que é muito importante que todas estejam com seu sistema preventivo de acordo com as normas básicas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Além disso, estar com as manutenções de seus equipamentos e maquinários sempre em dia também ajudará na minimização dos riscos. Enfrentamento a incêndios O socorrista também dá dicas de como agir no caso onde um incêndio já esteja ocorrendo. Segundo ele, nessa situação é necessário que a calma seja mantida para que detalhes importantes sejam observados. “É importante deixar o local imediatamente e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193 e sempre que possível, desligar o fornecimento de energia elétrica do ambiente”, sugere. “Se a pessoa tiver o conhecimento, se sentir segura e tiver à disposição no local, poderá utilizar extintores de incêndios para tentar extinguir princípio de incêndios”, ainda comenta. Em casos de edificações maiores pegando fogo, ele destaca a importância de se procurar abandonar o local pelas suas escadas, sempre evitando o uso dos elevadores. “Quando for entrar em alguma porta, verificar se a sua maçaneta está quente ou se existe fumaça saindo por de baixo dela, caso isso se confirme são sinais que indicam a possibilidade de que o ambiente atrás dela está incendiado, devendo assim evitar a sua abertura”, alerta o socorrista militar. Já para locais com fumaça densa, o bombeiro militar orienta para que as pessoas procurem sempre se manter abaixadas. “Se tiver a disposição, poderá ser molhado um pano para auxiliar na respiração. Ademais, reforçamos que a principal orientação diante de um incêndio é realmente abandonar o local o quanto antes e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, finaliza. Promoções  ]]>

Parceiros

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram