SÃO BENTO DO SUL. O Secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, alerta às pessoas beneficiadas por meio de programas sociais para a necessidade de atualização do cadastro no CadÚnico.
Mesmo com a portaria do governo federal nº 591 de 15 de janeiro de 2021, que trata sobre a não necessidade, pelo período de 90 dias, de atualização do cadastro devido à pandemia, para se evitar aglomerações, a Secretaria de Assistência Social está realizando o procedimento via agendamento.
Para isso, basta ligar no Cras do bairro Cruzeiro pelo telefone 3626-6615; ou do bairro Serra Alta, 3633-1536; ou no do bairro Centenário, no 3633-7567.
O Cadastro Único, além de manter o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que prevê um benefício aos idosos e portadores de deficiência que se enquadram nos requisitos do governo federal, permite ainda o acesso a outros programas sociais como a Tarifa Social de Energia Elétrica, o qual concede desconto na conta de energia de acordo com a quantidade de KW hora consumido pela unidade.
“Com o Cadastro Único é possível ainda, ter a carteirinha de idoso e de jovem de baixa renda, que concede benefícios a estes grupos”, explicou Gilmar.
Para fazer o cadastramento ou a atualização do Cadastro Único é necessário comparecer ao Cras mais próximo de sua residência, munido dos documentos pessoais (CPF e RG) de todos os membros da família e comprovante de residência atual.
Serviços à comunidade não pararam
Pollum destacou que a Secretaria de Assistência Social é bastante complexa, com diversos serviços essenciais divididos em níveis de proteção social, básica, média e alta complexidade, além dos benefícios eventuais e gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para atender as demandas sociais do município.
Por isso, os atendimentos seguem normalmente, mesmo com fim de ano e agora, nas férias de servidores.
“O trabalho é contínuo. A secretaria conta com servidores qualificados e comprometidos com os usuários do SUAS”, comentou.
Por conta da pandemia, apenas os trabalhos com grupos, ou seja, os de idosos e de mães, as oficinas e as hortas comunitárias ainda não têm previsão de retorno. Os atendimentos individuais ocorrem normalmente.
]]>