Nossas Notícias

Rio Negrinho: regras para retorno das aulas presenciais deverão ser lançadas na próxima semana

[caption id="attachment_33527" align="alignnone" width="300"] Reportagem do Nossas Notícias foi recebida hoje na Secretaria de Educação pela Secretária Darli Frota Tândalo; pela coordenadora do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de COVID-19 para o Retorno às Aulas, Simone Neppel e por Jenice dos Santos, diretora do Departamento de Educação Especial Inclusiva[/caption] RIO NEGRINHO. A Secretaria de Educação de Rio Negrinho se prepara para publicar no Diário Oficial do Município o PLANCON, Plano de Contingência para a Covid-19 de retorno às aulas. O Plano será válido para as escolas municipais, escolas estaduais e escolas particulares e terá todas as regras de prevenção ao COVID que deverão ser rigorosamente cumpridas pelas instituições.

O documento foi construído pelos integrantes do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de COVID-19 para o Retorno às Aulas.
Esse Comitê é formado por representantes dos seguintes setores: Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Secretaria de Administração, profissionais de educação, trabalhadores de educação, educação básica, estudantes da educação profissional, Conselho Municipal de Educação, Conselho Escolar/Associação de Pais e Professores, escolas estaduais, escolas particulares, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Conselho Municipal da Alimentação Escolar, Serviço de Nutrição Escolar, Comissões Escolares constituídas para o Plano de Contingência Escolar, Instituições de Ensino da Rede Municipal, Conselho Municipal de Controle Social do FUNDEB, Transporte Escolar e Câmara de Vereadores.
Também integram o Comitê, como ouvintes: representantes do Conselho Tutelar e Sindicato dos Servidores Municipais e o promotor de Justiça Dimitri Fernandes. O Comitê foi formado a partir da Portaria Conjunta nº 750/2020 , elaborada pelas Secretarias de Estado da Saúde e Educação e do Decreto 14.118 de 20 de setembro de 2020.
“Esse planejamento é resultado de um intenso trabalho conjunto, onde muito foi discutido sobre como seria o retorno às aulas presenciais, seguindo todas as leis e determinações governamentais”, destacou a Secretária de Educação, Darli Frota Tândalo.
A coordenadora do Comitê, Simone Neppel, explicou que até amanhã (30), o documento deverá ser enviado para análise do Comitê Regional de Retorno às Aulas e uma vez aprovado, será publicado oficialmente no Diário Oficial local, provavelmente na terça-feira (03).
“A partir da publicação do PLANCON, as escolas deverão se adequar às normas estabelecidas para atender novamente os alunos em sala, se a Matriz de Risco do COVID da região, divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, permitir. Portanto, não há ainda uma data de quando as aulas presenciais poderão ser retomadas, pois tudo dependerá dessa classificação de risco de coronavírus. Vale lembrar também que se aulas presenciais começarem e, porventura o grau de risco de COVID da região se agravar, essas aulas não poderão ocorrer mais. Por isso sugerimos que as escolas retomem as aulas a partir de uma quinta-feira, se a classificação permitir, porque os detalhes da Matriz de Risco são divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde nas quartas-feiras”.
Simone ainda enfatizou que conforme definido no PLANCON caberá à Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Defesa Civil fiscalizar o cumprimento das normas por parte das escolas.
“Não é um plano para ficar no papel. Portanto, se a escola não estiver em acordo, fecha a escola”, comentou. 
Retorno das aulas nas escolas da Prefeitura
Na Rede Municipal de Educação será feito, a partir dos lançamento do PLANCON, um levantamento de quantos alunos cada escola poderá atender, levando em conta o raio de 1,5 metros de distanciamento, a quantidade de álcool gel, máscaras e outros itens necessários.
Conforme a Secretária, será lançado normalmente nesse ano o Calendário Escolar para 2021, porém os prazos só serão cumpridos se a Matriz de Risco de COVID da região nas datas pré-estabelecidas permitir.
“Vamos lançar o calendário, por exemplo, com previsão para fevereiro, dentro das normas do PLANCON. Mas se chegar lá e a Matriz de Risco não permitir as aulas presenciais, elas não vão acontecer”. 
Confira alguns detalhes do PLANCON, que deverá ser lançado na próxima semana. Reforçando que as todas as normas deverão ser seguidas pelas escolas municipais, estaduais e particulares:
• pais ficarão livres para levar os filhos para as aulas presenciais ou continuar no sistema remoto;
• caso decidam levar os filhos nas aulas presenciais, os pais deverão se comprometer a buscar os filhos caso tenham febre, tosse, espirros ou apresentem algum sintoma que possa vir a ser de coronavírus;
• pais deverão ficar cientes de que caso algum aluno seja diagnosticado com a doença, as aulas presenciais serão suspensas ;
• as aulas presenciais acontecerão de forma escalonada; ou seja não haverá mais turmas com o mesmo número de alunos de antes da pandemia; desta forma não haverá aula todos os dias para todos os alunos;
• na entrada das escolas, alunos, professores e colaboradores serão submetidos a verificação de temperatura corporal;
• alunos, professores e colaboradores deverão fazer uso de máscara de proteção e de álcool gel, que serão disponibilizados pela escola;
• as salas de aula serão adequadas à norma de distanciamento de 1,5 metros entre os alunos; a área na qual cada aluno deverá ficar será devidamente sinalizada pela escola
Para esclarecer dúvidas  
A Secretária de Educação finalizou salientando  que juntamente com sua equipe está à disposição de todas as famílias para esclarecer qualquer dúvida. O telefone da Secretaria de Educação é o 36442953 e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30  e  das 13h às 17h.
Promoções
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram