Nossas Notícias

Aplicativo e-Título só permitirá justificativa de ausência em votação para quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição

BRASIL. Buscando dinamizar o atendimento aos eleitores neste ano de pandemia e de eleições municipais em todo o país, o Tribunal Superior Eleitoral lançou várias ferramentas. Uma delas é o aplicativo e-Título.
A ferramenta oferece várias opções úteis ao eleitor, como a identificação do local de votação e a seção eleitoral de cada um, serviço de quitação eleitoral, consulta de débitos eleitorais e outros.
Um dos diferenciais do aplicativo é que por ele os eleitores poderão justificar o voto, caso não possam comparecer no local de votação nos dias 15 de novembro e 29 de novembro, nas cidades onde houver segundo turno.
Porém, de acordo com a Justiça Eleitoral,
a justificativa da ausência pelo ao voto pelo aplicativo é válida para o eleitor que não está no município aonde vota.
Dessa forma, no dia da eleição, o sistema verificará, através de georreferenciamento, se o eleitor que está tentando realizar a justificativa localiza-se fora de seu domicílio eleitoral. Se for confirmada tal informação, será habilitada a justificativa. Caso o eleitor esteja tentando justificar a ausência no próprio domicílio eleitoral, o app retornará informação de que o eleitor não pode realizar a justificativa. Vale lembrar também que tentar baixar o aplicativo no dia da eleição pode ocasionar congestionamentos. Outra informação importante é que quem não justificar a ausência de voto no dia da eleição terá até 60 dias depois de cada turno para fazer o processo junto à Justiça Eleitoral.
A Justiça Eleitoral recomenda ainda que os eleitores que não votam no município onde estão NÃO se dirijam aos locais de votação no dia da eleição para justificar a sua ausência.
O e-Título está disponível para os sistemas IOS e Android ( clique aqui para baixar ) e pode ser baixado em celulares e tablets.
Promoções
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram