Nossas Notícias

Rio Negrinho avaliada como um dos 100 melhores destinos sustentáveis do Brasil pela Green Destinations

RIO NEGRINHO. Rio Negrinho foi selecionada pela Green Destinations como um dos Top 100 Sustainable Destinations. De acordo com Nicolas Nering, diretor de Turismo da prefeitura, a participação da cidade na seleção foi possível a partir da Rede DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) Turismo, que é um programa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina adotado em vários municípios, sendo Rio Negrinho um deles. Nering contou que a DEL Turismo contratou no Rio Grande do Norte a certificação Green Destinations, cujos profissionais avaliam 100 critérios para verificar a sustentabilidade e a prática dos destinos nos municípios. “Como a contratação foi através da rede, a Green Detinations convidou todos os municípios da rede para se candidatar. Mas a gente aqui teve que correr atrás de todos os dados com os órgãos e entidades da cidade, mais dados que a gente já tinha acesso. Fizemos vários textos com relação aos dados que eles nos pediram, a gente precisou fazer um grande compilado de muitas informações, apresentadas de forma muito detalhada”. Pela sexta vez, a lista dos 100 principais destinos sustentáveis é revelada, e pela primeira vez de forma online pela Global Green Destinations Days  (GGDD em inglês).

A competição “Top 100 Destinos Sustentáveis” é organizada para mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos, como exemplos inspiradores para operadores turísticos e viajantes.

Publicando esta lista anual e compartilhando suas boas práticas de gestão de destino e histórias de sucesso, as iniciativas reconhecem os passos dados para fazer o turismo de destinos mais sustentáveis, responsáveis e mais atraentes para o ponto de vista do visitante.

Para participar, cada cidade participante teve que elaborar um relatório com os 15 principais critérios de sustentabilidade e boas práticas.

Foram avaliadas também as ações desenvolvidas durante a crise do Covid-19 com as respostas imediatas ao lidar com o coronavírus e os planos para a recuperação inteligente e sustentável pós-Covid-19.

Foram avaliados também a natureza e o ecoturismo, turismo, comunidade e cultura, meio ambiente e clima ou qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU.

Para estar apto a receber essa premiação, Rio Negrinho teve que demonstrar através de documentos e relatórios quais práticas voltadas à sustentabilidade estão sendo executadas.

Vários aspectos foram analisados, como a preservação patrimonial e os mecanismos de preservação existentes.

A preservação da paisagem foi outro elemento avaliado, considerando os aspectos de proteção ambiental em todos os seus aspectos.

Especificamente sobre o turismo, elementos como o plano de turismo, inventário turístico, parcerias entre os poderes público e privado em prol do turismo foram levadas em consideração.

Os elementos avaliados pela Green Destinations foram:

  • Gestão do Destino,
  • Natureza e Paisagem,
  • Ambiente e Clima,
  • Cultura e Tradição,
  • Bem Estar Social,
  • Negócios e Hospitalidade
Dentro de cada elemento havia sub-elementos a serem respondidos com comprovação documental. O que foi mostrado 

Rio Negrinho demonstrou que está bastante avançada em diversos elementos, como a mobilidade urbana (possui um plano de mobilidade com ações a longo prazo), organização do turismo (possui planejamento do turismo com um horizonte de 2027), coleta seletiva, preservação de áreas específicas (o plano diretor prevê diversos mecanismos de preservação territorial), tratamento de água e esgoto e ainda a parceria entre os organismos públicos e privados.

“Estar entre os 100 destinos da Green Destinations comprova que Rio Negrinho têm adotado mecanismos e praticado ações que vão ao encontro dos preceitos da sustentabilidade em todos os seus aspectos”, ressalta o assessor de Turismo da Prefeitura de Rio Negrinho Nicolas Nering.

Sobre a Green Destinations

A Fundação Green Destinations, com sede na Holanda, foi fundada em 2016. Hoje ela atua juntamente com os seus parceiros espalhados pelo mundo, apoia mais de 200 destinos em 60 países, tendo como foco o turismo responsável, baseados nos critérios reconhecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Green Destinations oferece muito mais que uma simples certificação: mais do que qualquer outro certificador, oferece reconhecimento ao destino e visibilidade no mercado, informando os viajantes acerca do quão limpos, verdes e responsáveis os destinos são.

Através de seu programa de formação, premiação e certificação, a Green Destinations oferece suporte aos gestores dos destinos na implementação de soluções eficazes tendo como base o turismo sustentável e responsável enquanto envolve, ativamente, as comunidades locais e o setor empresarial.

Promoções

]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram