SÃO BENTO DO SUL. Na manhã desta terça-feira (4) iniciaram os trabalhos de modernização da iluminação pública pelas vias que compõe o novo binário central.
As antigas luminárias com lâmpadas de 400w de vapor de sódio darão lugar às luminárias led de 150w de potência.
De acordo com informações do fabricante, a nova luminária tem melhor eficiência luminosa, registrando 150,14 lumens /watt.
Para se ter uma ideia, em média as lâmpadas incandescentes produzem 14 lumens para cada watt consumido; as fluorescentes produzem 50 lumens para cada watt consumido, luminosidade muito inferior aos 150,14 lumens para cada watt consumido pelas novas luminárias instaladas.
Outra vantagem também é no que diz respeito a vida declarada nominal da lâmpada, ou vida útil, que neste modelo é de 90.000 horas.
O chefe do setor de iluminação pública Dauri Batista comentou que inicialmente serão substituídas 41 luminárias pelas ruas Jorge Lacerda, Felipe Schmidt, Benjamin Constant e Barão do Rio Branco, com previsão de conclusão destas substituições nesta semana.
Continua depois do anúncio
O secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Gayer Schuves destacou que estão sendo investidos nesse momento entre mão de obra e materiais o total de R$ 67 mil.
“Estamos por receber o orçamento da empresa licitada para prosseguir com as substituições das luminárias nas ruas Jorge Zipperer, Thomaz Vidal Teixeira e Capitão Ernesto Nunes, onde serão substituídas 60 luminárias padronizando e modernizando assim a iluminação do novo binário central”, destacou o secretário, comentando que para a conclusão total da modernização ainda será avaliada a questão orçamentária da Prefeitura.
Problemas
Os profissionais da equipe que está trabalhando na substituição das luminárias, bem como o chefe da iluminação Dauri Batista relataram alguns problemas que vem sendo encontrados na manutenção da iluminação pública.
Conforme comentaram, o excesso de cabos instalados por terceiros acaba danificando as estruturas da iluminação.
“Muitas luminárias acabam danificadas porque muitas cintas para fixar esses cabeamentos são fixadas nos postes e acabam estrangulando a fiação de energia das luminárias. Também já encontramos cabos cortados e não emendados, luminárias tortas, dentre outros problemas causados nas estruturas. O que orientamos é que se tenha um maior cuidado nestas instalações, pois desta forma economizamos recursos públicos com estas manutenções”, destacou Dauri.
Anúncios
]]>