Nossas Notícias

Fiscalização para cumprimento de novo decreto em São Bento

SÃO BENTO DO SUL. O primeiro final de semana após as novas restrições de enfrentamento à Covid-19 entrarem em vigor foi agitado para a equipe de fiscais da Prefeitura de São Bento do Sul, que é responsável pelo cumprimento do decreto que pretende diminuir a circulação de pessoas em supermercados e agências bancárias, além do fechamento mais cedo de bares, lanchonetes e restaurantes. O decreto nº 1837/2020 entrou em vigor na sexta-feira (10) e, desde então, a equipe composta por fiscais da Prefeitura e da Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar, percorreu aproximadamente 90 estabelecimentos a fim de orientar e notificar sobre o cumprimento das novas determinações. Na sexta-feira durante o dia a equipe iniciou a fiscalização nas agências bancárias e, à noite, as vistorias foram em bares, supermercados e hipermercados. No sábado e domingo, dias em que diversas denúncias foram recebidas, a equipe percorreu restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, supermercados e hipermercados.

Continua depois do anúncio
Todas as denúncias foram conferidas e a maioria foi de crianças e famílias em supermercados. Nestes casos, as pessoas foram orientadas sobre o decreto e os estabelecimentos receberam uma notificação. A fiscalização seguirá e os estabelecimentos que receberam a notificação agora precisam ficar atentos às determinações, pois, caso seja confirmado o não cumprimento do decreto, multas serão aplicadas. As novas medidas – O decreto nº 1837/2020 estabelece que supermercados e hipermercados deverão ter circulação interna de no máximo 30% da capacidade total. Também deverão ter demarcação no piso para manter o distanciamento nos locais de filas, tanto em áreas internas quanto externas. Outra medida aplicada a supermercados e hipermercados é a proibição de acesso de menores de 12 anos e a permissão de somente uma pessoa por família durante as compras, ressalvado o caso de pessoa portadora de neoplasia maligna ou outra doença crônica, a qual, diante da essencialidade do serviço de alimentação, poderá entrar acompanhada de mais uma pessoa. A obrigatoriedade de higienização, distanciamento, disponibilização de álcool gel e uso de máscaras segue inalterada. Já os restaurantes, bares, padarias e lanchonetes com atendimento ao público deverão atender até no máximo 22 horas com medidas restritivas. Nestes estabelecimentos será permitida a circulação interna de no máximo 30% da capacidade total, limite de 4 pessoas por mesa e o distanciamento obrigatório de 1,5 metros entre as pessoas. Também não será permitido o consumo de produtos no interior destes estabelecimentos após às 22 horas. Após às 22 horas, os estabelecimentos só poderão funcionar no sistema de delivery ou retirada no balcão. Consumidores, trabalhadores e entregadores devem usar máscara. Para as agências bancárias deverá haver demarcação no piso para identificar o distanciamento entre as pessoas, proibição do acesso de menores de 12 anos, e obrigatoriedade das medidas de higienização. Quanto às as atividades esportivas, estão suspensos todos os jogos, treinos recreativos e de lazer em campos e quadras desportivas, o calendário de eventos esportivos da Fundação Municipal de Desportos bem como o acesso público a eventos e competições promovidos pela iniciativa privada.
Continua depois do anúncio
  Para as atividades que acarretam reunião de público, permanecem todas suspensas como cinemas, teatro, casas noturnas, museus, parques, além de realização de shows, feiras, eventos e espetáculos. Estabelecimentos que descumprirem as medidas podem receber penalizações como orientação mediante notificação, multa de 200 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), equivalentes a R$ 947,16 em valores atualizados se não atendida a orientação, de 1 mil UFMs (R$ 4.735,80) em caso de reincidência, interdição do estabelecimento por 10 dias caso haja insistência no descumprimento e, em última instância, cassação da licença de funcionamento. Denúncias – A Prefeitura disponibilizou dois telefones para a população realizar denúncias em casos de desrespeito às medidas de prevenção. O número 99112-0480 atende em qualquer horário, já o 3631-6004 está disponível das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16h30.
Anúncios
 ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram