Nossas Notícias

Em quatro dias, PM de São Bento do Sul resgata três cães vítimas de maus tratos

SÃO BENTO DO SUL. Em quatro dias, a Polícia Militar de São Bento do Sul resgatou três cães vítimas de maus tratos. Por volta das 17h25 desta segunda-feira (06), a Central de Emergências (190) da PM recebeu uma ligação onde o denunciante pedia que os policiais verificassem uma situação de mais tratos a animais em uma casa na Rua Tereza Hinke,  no bairro Lençol. Chegando ao local, os policiais relataram que encontraram dois cachorros amarrados – um de pequeno porte e um dálmata de grande porte – totalmente em condições de maus tratos e vulnerabilidade. De acordo com as informações da PM, os animais estavam amarrados em pequenas correntes, totalmente molhados e sem abrigo nenhum. Diante da situação, eles foram recolhidos pela equipe da APA ( Associação de Proteção aos Animais), que se fez presente no local e testemunhou todo o fato. Ainda conforme os dados da ocorrência, nos fundos da casa também havia um pequeno canil onde estavam mais dois cães da raça Rotweiller. Eles foram deixados aos cuidados do proprietário da residência, que diante das orientações repassadas pelo representante da APA, afirmou que vai seguir as recomendações necessárias para a boa qualidade de convivência dos animais. Em função do testemunho de maus tratos aos outros dois cães que estavam na casa, o homem também vai responder em juízo pelo crime de maus tratos a animais e deverá comparecer a uma audiência marcada com data e hora no Fórum da Comarca. Já na madrugada da última quinta-feira (02), por volta das 2h, na rua Jorge Zipperer, no Centro da cidade, a Polícia Militar prestou auxílio no resgate de um cachorro que estava ferido no pescoço e perdendo muito sangue.

Continua depois do anúncio
O animal foi encaminhado a um hospital veterinário para atendimento e não resistiu devido à gravidade dos ferimentos. No local, um jovem de 24 anos relatou que o cachorro foi até a porta de seu estabelecimento comercial apresentando um corte no pescoço. Ele explicou então que tentou buscar ajuda para o cão e então acionou a Polícia Militar para socorrer o animal. A Polícia Militar lembra que a  Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) em seu artigo 32 prevê que “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa”.Abaixo seguem algumas ações que podem ser consideradas como maus-tratos:

• Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar; • Manter preso permanentemente em correntes; • Manter em locais pequenos e anti-higiênico (presença de fezes e urina); • Não abrigar do sol, da chuva e do frio; • Deixar sem ventilação ou luz solar; • Não dar água e comida diariamente; • Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido; • Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; • Capturar animais silvestres; • Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi, etc.

Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram