RIO NEGRINHO. Ciclone que passou pela região afetou diversas empresas em Rio Negrinho
O ciclone bomba que atingiu também Rio Negrinho trouxe vários problemas para empresas e residências. No caso das residências, desde sábado já teve início a entrega de telhas para reparo nos telhados. Já para o setor econômico, a Prefeitura busca alternativas para auxílio aos empresários da cidade.
Para isso, o prefeito Julio Cesar Ronconi, acompanhado do vereador Luciano Alves, esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde buscou informações com o intuito de obter números relativos aos prejuízos deixados pela passagem do “ciclone bomba” em Rio Negrinho.
De acordo com o secretário Roger Marcondes Carvalho, em breve avaliação ficou constatada a estimativa de que 70% das indústrias e comércios de Rio Negrinho sofreram danos que variam do nível leve ao grave.
“Importante mencionar que o Município possui em torno de 1.300 empresas o que leva ao número preocupante de 910 empreendimentos atingidos”, explica Roger.
O levantamento apontou também que muitos ainda estão com as atividades suspensas, seja pelos danos materiais sofridos ou pela falta de energia.
Continua depois do anúncio
“Para a fixação da estimativa dos prejuízos devemos ter em mente não apenas os danos materiais, mas também as possíveis perdas acumuladas em todo o ciclo econômico, quer seja queda nas vendas, interrupção do funcionamento de lojas e indústrias e eventual redução no número de empregos. Em termos de valores é necessária uma análise individual, contudo o montante ultrapassará cifras milionárias”, afirma o secretário.
O mesmo impacto deverá ser sentido pelo próprio poder público municipal, que sofrerá acentuada queda de arrecadação e aumento nos índices de inadimplência.
Roger reitera ainda que as informações coletadas têm como base registros de ocorrências perante o Corpo de Bombeiros, formulários de entidades representativas (comércio e indústria) e atendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Diante destes números, Julio repassou que já estão sendo tomadas medidas para prestar atendimento aos empresários e a comunidade em geral.
“A Prefeitura de Rio Negrinho, por meio da Defesa Civil e com o apoio de todas as Secretarias, agiu rapidamente no atendimento às ocorrências geradas pelo ciclone. As ações da Prefeitura fizeram a diferença nas respostas rápidas que foram dadas”, afirma Julio.
O prefeito reforça ainda que o Governo do Estado decretou estado de emergência, o que visa agilizar a destinação de recursos para a reconstrução das áreas atingidas.
“A busca por recursos é uma marca de nosso trabalho, sempre estamos lutando para que Rio Negrinho seja beneficiado com valores que possamos empregar no apoio à comunidade local. Desde o ocorrido já estamos em contato com nossas lideranças estaduais e federais, bem como traçando planos internos para retomada da vida de nossos munícipes”, finalizou Julio.