Nossas Notícias

Castrações gratuitas de cães e gatos em Rio Negrinho: comunidade já pode se inscrever em programa da Prefeitura; veterinários interessados em receber para realizar o serviço também já podem se cadastrar

RIO NEGRINHO. Foi lançado na semana que passou o edital de chamada pública para credenciamento de clínicas veterinárias de Rio Negrinho interessadas em realizar castrações de cães e gatos. O objetivo da Prefeitura é realizar, até dezembro deste ano, 200 castrações em animais de famílias em estado de vulnerabilidade social.

O edital de chamada pública 005/2020 pode ser acessado no site da Prefeitura de Rio Negrinho (clique aqui ) , permite que clínicas e hospitais veterinários do município possam se credenciar para oferecer o serviço a partir do dia 29 de junho.

“Fizemos os levantamentos de custo em castrar por meio de uma parceria com a Unisociesc e também por meio do Castrabus e decidimos por dar oportunidade para as clínicas de Rio Negrinho, para que tais serviços de castração sejam feitos aqui”, explica o secretário de Agricultura Hélio Clemente.

Continua depois do anúncio

A castração será feita em cães e gatos, machos e fêmeas, errantes ou tutelados por famílias em estado de vulnerabilidade social, com renda de até um salário mínimo e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), regulamentado pelo Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

No caso de animais de rua (errantes), somente será realizada mediante existência de vagas para lar temporário e cuidados pós-operatórios, sendo as entidades de proteção aos animais da cidade de Rio Negrinho responsáveis por estes animais.

De acordo com o prefeito Julio Ronconi, a castração de animais domésticos em clínicas de Rio Negrinho é mais uma etapa do programa Ação 4 Patas, lançado ainda em 2017 em parceria com a Unisociesc. Ele já contou com palestras para estudantes sobre posse responsável e também com um censo demográfico da população animal na cidade.

“É uma sequência de ações que estamos tomando para ter um controle da população de animais domésticos, principalmente dos em situação de rua”, explica o prefeito.

Conforme o censo animal, 71% das residências de Rio Negrinho possuem ao menos um animal de estimação, dos quais 52% são cães. Desse total, 83% não são castrados e, 24% têm acesso à rua.

O cadastro das clínicas e hospitais veterinários deve ser realizado no setor de Protocolo da Prefeitura, com a entrega da documentação exigida em edital.

Já o cadastro das famílias interessadas em ter seus animais castrados, também iniciou hoje, dia 29 de junho, na Secretaria de Agricultura, localizada na Rua da Paz, 295, no Centro. Mais informações no 3644-1535.

Anúncios
 
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram