SÃO BENTO DO SUL. A UTI do Hospital e Maternidade Sagrada Família ganhou mais 3 leitos destinados a pacientes que necessitem de isolamento respiratório.
Com os dois leitos que já existiam, agora são cinco unidades isoladas que podem ser direcionadas ao tratamento de Covid-19.Os demais cinco leitos da UTI permanecem à disposição de pacientes com outras patologias.
Nesse formato, aumenta a flexibilidade de acolhimento de pacientes, podendo ser destinados até 9 leitos para pacientes de Covid-19, sem perigo de contaminação cruzada.
A ampliação dos leitos isolados foi alcançada devido a uma reestruturação de ambientes na UTI. As salas de materiais e descanso da enfermagem deram lugar a dois novos locais isolados, sendo um deles com dois leitos.
Continua depois do anúncio
Com recursos próprios, o Sagrada Família equipou os ambientes com instalações elétricas e de gases, estrutura física com bancadas de apoio e isolamento com vidros.
“Com mais leitos em isolamento, é possível tratar mais pacientes de Covid-19, respeitando todos os protocolos técnicos, e com a segurança necessária aos demais pacientes internados na ala geral da UTI”, assegura Evelyn Lopez, enfermeira coordenadora da UTI do Sagrada Família.
Paralelamente, o Hospital busca o credenciamento na secretaria de estado da saúde para a ativação de mais 3 leitos no mesmo ambiente.
A unidade passaria a contar então com 13 leitos, ampliando as possibilidades de atendimento a pacientes com necessidade de atendimento intensivo.
Além da UTI, o Hospital também possui mais 10 kits de ventilação mecânica para atendimento emergencial nos demais setores. Dessa maneira, caso surjam mais casos com necessidade de internação intensiva, os pacientes poderão receber assistência até a transferência para uma UTI, no próprio Sagrada Família, ou em unidade referenciada pela Central Estadual de Regulação de Leitos – SISREG.
O Hospital também está com uma estrutura preparara para ativar uma UTI emergencial com até 10 leitos. O local possui os leitos e a estrutura de apoio necessária. Para que possa funcionar, há necessidade de complementar com a instalação de kits respiratórios e demais equipamentos, além da autorização pelo governo do Estado.
Anúncios
]]>