Nossas Notícias

Por que comemorar o Meio Ambiente em São Bento?

SÃO BENTO DO SUL. O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data para ação ambiental, e desde 1974 é celebrado todos os anos no dia 5 de junho. Nesta semana, de 1º a 5º de junho é celebrada no país a Semana do Meio Ambiente, e devido a pandemia do coronavírus as atividades que envolveriam público foram canceladas. Porém, o fato de não realizar uma ação comemorativa alusiva a data não é motivo para que São Bento do Sul não comemore o Dia Mundial do Meio Ambiente, pois muitas ações desempenhadas ao longo dos anos já justificam tais comemorações. São Bento do Sul é um município diferenciado quando se trata de ações em benefício do meio ambiente, ações estas que revertem-se em benefício da própria população, proporcionando melhor qualidade de vida, mais saúde e uma cidade muito melhor para se viver.

Continua depois do anúncio
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, biólogo Marcelo Hübel, “a melhor definição de meio ambiente em São Bento do Sul é a melhoria contínua”. Sobre este ponto de vista Marcelo apresentou diversas ações que são realizadas no município e que comprovam o termo “melhoria contínua”. No quesito licenciamento ambiental a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conquistou a “Gestão Florestal” em convênio com o Instituto de Meio Ambiente – IMA, podendo realizar a autorização de corte de vegetação para alguns casos. Não satisfeita com a atribuição, trabalhou na forma conjunta e de apoio com o prefeito para o Consórcio Intermunicipal Quiriri conquistar a habilitação de licenciador nível III pelo CONSEMA, função que vem desempenhando, assumindo o corte de vegetação e podendo fazer o licenciamento de indústrias, loteamentos, pedreiras e muitas outras atividades. Na Unidade de Conservação APA do Rio Vermelho, regulamenta após o Plano de Manejo, apresenta um Conselho Gestor forte e atuante, indicando as decisões para o Município, que assim pode tomar decisões fundamentadas.
Continua depois do anúncio
O Conselho de Meio Ambiente do Município – COMDEMA vem desenvolvendo encontros mensais e fidedignos às responsabilidades dos requisitos legais, debate e recomenda decisões adequadas ao município. O Plano Municipal da Mata Atlântica, subsidiado pela AMUNESC, e construído com a sociedade civil, elaborada pela CEDRO Ambiental, está pronto e deve ser submetido a aprovação do COMDEMA e também em apresentação no formato de audiência pública. O Pagamento por Serviços Ambientais – PSA Produtor de Água do Rio Vermelho, recebeu premiações Estadual (2), Federal (1) sendo cobiçado em nível internacional. Um modelo eficiente que preserva o meio ambiente por incentivo financeiro para os proprietários que preservam o manancial de água que abastece São Bento do Sul. Este PSA foi replicado e já está implantado também da micro bacia do Rio Negrinho II e Rio Banhados. Na questão de resíduos o SAMAE está na fase de implantação de um projeto inovador de redução e reaproveitamento do lixo, transformado em produto para construção civil o material que atualmente ainda vai para aterro. Ainda implantou um sistema de recebimento de material de jardim, restos de construção, lâmpadas e madeiras. Sempre preservando e valorizando a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do Bairro Brasília, que também teve apoio no recebimento dos reciclados dos Ecopontos.
Continua depois do anúncio
Também foram implantados 44 quilômetros de esgoto na cidade, diminuíndo o problema de poluição de rios e melhorando a saúde pública. Na questão da educação ambiental o Museu Natural Entomológico recebeu milhares de estudantes e público em geral para apreciar as exposições, mas também cursos e palestras. A Trilha do Papagaio, no Parque Marista, também interagiu centenas de estudantes que aprenderam por práticas de vivência com a natureza a valorização do meio ambiente, com formato semelhante das visitas realizadas na Usina Rio Vermelho de Energia Ltda, também parte integrante do programa Econsciêcia da Secretaria Municipal de Educação que transformou o modelo de ensino aprendizado com uma metodologia diferenciada e enriquecedora para os estudantes. Para finalizar ainda está em fase de planejamento a implantação da Unidade de Conservação – Parque Natural Municipal, localizado próximo da UNIVILLE. Também está em fase de tramitação o repasse de uma propriedade para implantação do Jardim Botânico, que será voltado para educação ambiental, pesquisa, turismo, lazer, cultura e saúde. Sobre todas estas ações elencadas por Marcelo, o prefeito Magno Bollmann, ambientalista nato e idealizador do PSA e do Consórcio Intermunicipal Quiriri, fez questão de comentar que “São Bento do Sul é uma região diferenciada sim. Os projetos aqui implantados contam com profissionais dedicados que lutam para o sucesso das ações. A população ao longo dos anos também vem abraçando muitas ações e a conscientização já é muito presente entre todos. Temos muito orgulho de acompanhar e verificar o fortalecimento e o sucesso destas ações com o passar do tempo”, disse o prefeito, que ainda enfatizou os trabalhos conjuntos com os municípios de Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, integrantes do Consórcio Intermunicipal Quiriri, e que trabalham juntos para o sucesso de diversas ações.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram