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"Levei um mês para desenvolver a arte da marca de Rio Negrinho", conta designer da cidade que venceu concurso promovido pelo DEL e Prefeitura

RIO NEGRINHO. Gabriel Valério Alves é designer formado na UnC Rio Negrinho há dois anos e neste mês foi anunciado como vencedor do concurso de “Criação Marca Cidade do Município de Rio Negrinho”, promovido pelo DEL ( Programa de Desenvolvimento Econômico Local ) e Prefeitura em uma das ações do PDTIS ( Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável). A logomarca desenvolvida por ele a partir de agora simbolizará Rio Negrinho oficialmente, inclusive com uso definido por lei municipal. Além disso, a imagem será utilizada também por empresas locais, para destacar produtos fabricados na cidade. De acordo com as informações dos organizadores, 18 candidatos participaram do concurso e a análise dos trabalhos foi feita por técnicos e por pessoas da comunidade. Além de Gabriel, os outros classificados foram Votos Hugo da Cruz, com 8.19 pontos e Altair Becker da Silva, com 7.92 pontos. [caption id="attachment_24956" align="alignnone" width="300"] Os três vencedores do concurso, com o prefeito Júlio Ronconi e o presidente da Acirne, Denis Li Vale[/caption] Gabriel conquistou 8.75 pontos e contou à reportagem do Nossas Notícias que estava bastante ansioso pelo resultado desde que os finalistas foram anunciados no início do ano. “E saber o resultaldo e saber que todo o esforço valeu a pena foi melhor ainda”, destacou. Gabriel ou “Gabre”, como é conhecido, disse que resolveu participar do concurso não só pela grande oportunidade de aparecer enquanto freelancer de design e ter um projeto tão grande no portfólio, mas também como uma maneira de contribuir de forma significativa ao município onde nasceu e cresceu. “Foi e está sendo muito gratificante”. Qual o significado da marca 

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O designer explicou que a marca-cidade de Rio Negrinho manifesta uma composição autêntica e refinada do rio que corta a cidade e flui em abundância, dos trilhos do trem que muniram com poder a sua economia, o chaaminé de uma das maiores fábricas de móveis da América Latina, que trouxe expressão e brilho à sua história. “Uma cidade formada por pessoas, histórias e singularidades, que se juntam e se conectam em um conjunto de cultura e aconchego”. “Gabre” levou um mês para finalizar a marca Etapa 1
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Quem vê essa ou qualquer outra imagem não imagina todo o processo que existe por trás de sua criação. “Gabre” disse que para a criação da marca de Rio Negrinho foi feito um longo processo criativo, que seguiu uma metodologia de design voltada à isto. “Primeiramente comecei preeenchendo considerando a criação da marca de Rio Negrinho como se fosse para um cliente real meu, começando pelo briefing, que é nada mais que um questionário com várias perguntas referentes à marca, desde nome, marcas similares, concorrentes, referências, inspirações, e muitos outros”. Etapa 2 
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Depois do briefing todo preenchido ele estabeleceu um cronograma com datas de entrega para concluir cada uma das etapas, e finalizá-los antes da data limite das inscrições, facilitando a organização do trabalho. “Com o cronograma em mãos, comecei a estudar tudo o que foi colocado no briefing, para então poder me munir de informações para a partir daí comceçar as primeiras alternativas”. O designer lembrou que nenhuma marca nasce do nada. “É  preciso rabiscar muito e tentar várias vezes até se conseguir alinhar um conceito profundo a um resultado visualmente bem resolvido e condizente com seu briefing. Então eu comecei a rabiscar manualmente algumas alternativas, foram cerca de 40 rafes manuais. Desses eu selecionei alguns e acabei refinando digitalmente. Então, desses refinamentos, acabei escolhendo a que seria mais condizente com o que se queria transmitir com a marca”. E não parou por aí. Etapa 3
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“Com a alternativa da marca em mãos, parti para a escolha da paleta de cores, onde cada cor transmite uma sensação diferente. Tentei criar algo que ficasse sóbrio, mas ao mesmo tempo alegre e fresh, tomando como base as cores da bandeira de Rio Negrinho. Outra etapa importante foi a seleção da tipografia da marca, pois ela teria que ser condizente com o elemento visual principal da marca, a logo. Para isto foi feito um teste com diversas tipografias até se chegar em um bom resultado”. Etapa 4 
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Depois de todas essas etapas concluídas, “Gabre” partiu para a criação dos materiais em que a marca seria aplicada, como cartões de visita, papel timbrado, camisetas e diversos outros materiais. “Depois da conclusão dos materiais, iniciei o brandbook ou manual de identidade visual. Ele,  como o próprio nome já diz é um manual, então nele vão conter absolutamente todas as informações necessárias para aplicar a marca de correta e coesa, ou seja, nele palete de cores, tipografia escolhida, grid costrutivo, reduções máximas da marca, aplicações, usus incorretos, e muitos outros mais critérios de design”. “Gabre” falou que desde criança amou a área criativa. “Criar coisas, desenhos, personagens sempre foi uma coisa que amei. Então quando descobri do curso de Design na UnC aqui em Rio Negrinho, logo me interessei, pois percebi que poder levar toda essa questão criativa para a área profissional seria algo muito bom pra mim”. “Gabre” atua como designer freelancer (autônomo) há quase um ano e meio na Gabre Studio , onde desenvolve logotipos, marcas, propagandas e diversos trabalhos diferenciados para diferentes empresas de Rio Negrinho e várias outras cidades. “Desde que comecei a trabalhar como autônomo, aprendi muitas coisas e sigo aprendendo mais a cada dia. A área criativa me fascina muito por isso, pois ter a oportunidade de trabalhar com tantas áreas diferentes é realmente incrível”. Além do seu estúdio profissional, “Gabre” iniciou um projeto pessoal há pouco tempo. “Comecei a fazer stream de jogos, ou seja jogo online para pessoas assistirem. Estou bem feliz pois minha página de jogos no Facebook, onde eu faço as lives, já está quase atingindo 5 mil seguidores e crescendo cada dia mais, com novas pessoas chegando e interagindo. Isso é muito bom, pois é uma maneira de ter contato com o carinho de muitas pessoas nesse nosso momento de isolamento social”.
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