Nossas Notícias

Novo reservatório do Samae garante abastecimento a vários bairros de São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. O Samae de São Bento do Sul concluiu a implantação do novo reservatório de água na região da rua Alberto Torres e realizou simbolicamente a entrega oficial da estrutura à população na tarde desta segunda-feira (18). No ato de entrega estiveram presentes o prefeito Magno Bollmann, diretor presidente do Samae Fridolino Van Den Boom, diretor técnico do Samae Luis Sérgio Ferreira, analista técnico do Samae Marco Rodrigo Redlich e assessor técnico do Samae Gerson Luiz Ramos. Com investimentos de R$ 332.500,00, o que o Samae projetou para a estrutura foi um reservatório pulmão, em estrutura metálica revestida com pintura especial, que, além de longa durabilidade, e capacidade para 420 mil litros de água, abastecerá com maior qualidade as regiões do futuro Residencial Santa Fé, regiões da rua Alberto Torres e bairros Rio Vermelho Estação e Povoado.

Continua depois do anúncio
Reservatório pulmão O termo “pulmão” é utilizado para exemplificar a operacionalização do reservatório, que interligado à rede de abastecimento de toda a região, funcionará para injetar água na rede nos momentos de maior consumo, evitando desta forma a falta de água em diversas partes mais altas da região, seguindo o modelo do reservatório da rua João Pauli, no bairro Colonial. Conforme a demanda de consumo, o reservatório vai baixando seu nível, porém, nunca chegando ao nível mínimo, pois sua capacidade foi calculada e projetada para atender toda a demanda da região com ampla margem de segurança e inclusive prevendo o aumento do consumo que atualmente corresponde a 300 ligações no bairro Rio Vermelho Estação, 220 ligações no Rio Vermelho Povoado, mais as 244 ligações que terão no Santa Fé e ainda um trecho da rua Alberto Torres. A medida que o reservatório é utilizado ele vai enchendo, porém, durante o período da noite, quando o consumo reduz, é que o reservatório enche totalmente.
Continua depois do anúncio
Fim de uma era Com a implantação deste reservatório na Alberto Torres o Samae marca  fim dos sistemas isolados de abastecimento por poços semi-artesianos. Estes sistemas com poços abasteciam regiões mais distantes da ETA – Estação de Tratamento de Água do Parque 23 de Setembro quando a rede ainda não estava interligada. O primeiro poço desativado com a interligação da rede foi o da chamada Vila Grosso, no bairro Lençol, ocorrido no ano 2000. Em seguida, no ano de 2006, o poço da Vila Pilz foi desativado com a implantação de rede de abastecimento conectada com o bairro Serra Alta. No ano de 2009 a região da Estrada Banhados lll foi interligada à rede e o poço foi desativado. E por último, fechando um período de investimentos de 20 anos, o poço semi-artesiano do bairro Rio Vermelho Estação foi desativado após uma série de investimentos na modernização da rede de abastecimento que culminaram na implantação do reservatório da Alberto Torres.
Continua depois do anúncio
Água tratada garantida para o futuro O diretor presidente do Samae Fridolino Van Den Boom comentou que mesmo com todos estes investimentos e ampliações da rede de abastecimento realizados ao longo dos anos o fornecimento de água tratada à população está garantido, pois a capacidade da ETA do Parque 23 de Setembro suporta a demanda e ainda conta com uma previsão de atendimento para a projeção do crescimento da cidade por mais 15 anos com a atual estrutura. “Estamos muito tranquilos no que refere-se a estrutura da nossa ETA. Em 2012  implantamos um sistema compacto de tratamento, ampliando a capacidade, e somado aos investimentos de modernização da estação ocorridos nesses últimos 3 anos, temos essa previsão de mais 15 anos de abastecimento com a atual estrutura e ainda podendo ser ampliada no próprio local, o que facilita muito para o futuro”, destacou Fridolino. O prefeito Magno Bollmann destacou a importância desta obra para toda a região. “Com este reservatório pulmão a população de toda esta região da cidade terá um abastecimento de água mais eficiente, sem aquelas interrupções que ocorriam nas partes mais altas e que prejudicava diversas famílias. Realmente foi um excelente investimento em benefício da população”, destacou o prefeito.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram