Nossas Notícias

Especialista dá dicas para quem procura emprego e para quem está trabalhando neste período de pandemia de COVID-19

[caption id="attachment_24510" align="alignnone" width="300"] Foto: Acirne[/caption] RIO NEGRINHO. Que a pandemia de COVID-19 está mudando tudo – inclusive para depois que tudo isso passar – todo mundo sabe. Que todo esse período de cuidados redobrados vai passar, todos também sabem. Mas nesse contexto, a questão, para todos, em todos os sentidos, tem sido saber como se “equilibrar” nesse momento de incertezas e de necessidades que por ora tem se tornando tanto evidentes quanto urgentes. E quando se fala na questão emprego/desemprego, mais especificamente, são muitas as perguntas. Afinal, como ficam as pessoas que já estavam desempregadas antes da pandemia? E como ficam aquelas que foram demitidas nesse período? Quais as perspectivas podem ter em meio a tantas notícias sobre o aumento de infectados e a economia afetada? E como ficam nesse cenário também as pessoas que estão empregadas? Existe uma “fórmula” para se manter no emprego? E se houver mais demissões? Pois foi com o objetivo de orientar trabalhadores em busca de emprego e profissionais de diversas áreas nesse momento delicado, que a Acirne promoveu na quinta-feira (14) uma live com o tema “Como fortalecer a minha empregabilidade”. No encontro virtual do qual esta jornalista também participou , Elaine Endler, especialista da agência de empregos Positiva Gestão de Pessoas, orientou pessoas que estão em busca de emprego e também as que estão trabalhando. Ela também falou sobre “Mindset de carreira”. Confira as principais dicas e inspire-se!  Para quem está em busca de emprego

Continua depois do anúncio
  • Tenha mais foco e menos preocupação
  • Faça um plano de ação: pesquise as  empresas que você gostaria de trabalhar, veja que soluções você poderia levar para essas empresas. Entre em contato, ligue, envie e-mail, mostre-se sempre presente e disposto a ocupar uma vaga
  • Filtre as informações recebidas: evite se cercar de informações negativas por completo. Assista os telejornais, mas não tantas vezes ao dia. Procure ler notícias positivas também
  • Economize o máximo que puder
  • Invista em educação, atitude e competências.
“Nunca as informações, conteúdos e estudo estiveram tão acessíveis como agora! Antigamente, para fazermos um curso,muitas vezes precisávamos viajar, deixar nossa casa por dias ou várias horas. Hoje é bem diferente. A pandemia trouxe a tona milhares de opções de cursos e lives gratuitos pela internet, que estão aí, acontecendo todo dia! Então busque essas oportunidades, participe dessas capacitações e lembre de colocar no seu currículo também os cursos e lives que participou nesse período”.
  • Considere modelos diferentes de carreira. Às vezes, empreender, começar um negócio partindo de uma habilidade que você tem, pode ser uma alternativa. Ou ainda trabalhar como MEI ou terceirizado de uma empresa ou de várias. Considere também a possibilidade de trabalhar de forma remota para empresas de outras cidades e até mesmo estados. Aqui na região, há ainda uma certa desconfiança com relação a esse regime de trabalho. Mas já há muitos profissionais, tem gente inclusive de Rio Negrinho e São Bento, que de casa trabalham para empresas de outros estados.
  • Busque emprego em segmentos menos afetados neste momento. Muitas empresas de tecnologia, lojas virtuais e supermercados, por exemplo, estão precisando contratar colaboradores porque a demanda aumentou em função da pandemia.
  • Busque ativar seu networking, que são os contatos que você tem, as pessoas que você conhece. Comente que está buscando emprego e quais são as suas qualificações. Networking é tudo!
  • Busque ajuda de um especialista para lhe ajudar na formatação de um currículo e simular entrevista, por exemplo, para você se sair bem.
Para quem já tem um emprego
Continua depois do anúncio
  • Domine sua área de atuação: continue buscando mais conhecimento sempre
  • Interação Social: trabalhe em equipe
  • Inteligência Emocional: aprimore-se com autoconhecimento
  • Pense como dono do negócio: seja empreendedor, mesmo na empresa em que trabalha
  •  Estabeleça a liderança: seja líder
  • Participe com ideias e melhorias para os processos da empresa
  • Seja ativo e preocupado com desperdícios. Nesse momento as empresas estão focadas em fazer o máximo de economia e redução de custos. Colabore com isto.
MINDSET DE CARREIRA: trabalhando sua mente para crescer profissionalmente
Continua depois do anúncio
  Elaine também falou sobre Mindset de Carreira, um termo usado para identificar o quando o pensamento influencia o sucesso profissional de uma pessoa e como se pode trabalhar para potencializar e superar certas crenças consideradas como limitantes em alguns casos. Para quem tem um Mindset Fixo  Pessoas com esse tipo de mentalidade acreditam que o talento é o único responsável pelo sucesso: ou você nasce com ele, ou não tem. Para elas, habilidades não podem ser desenvolvidas e não é preciso esforço, basta ter talento. Como consequência, estão constantemente insatisfeitas e desmotivadas. Além disso, evitam desafios por acreditar que vão cometer erros. Mindset de Crescimento Por sua vez, o Mindset de crescimento segue o caminho contrário. Como o próprio nome indica, pessoas com essa mentalidade acreditam que com dedicação, esforço, aprendizado e força de vontade é possível crescer. Para elas, você pode aprender com os erros, desenvolver novas habilidades e conquistar o que deseja. Com o tempo, habilidades e competências podem ser aprimoradas em qualquer área, seja na vida pessoal, seja na profissional. “Se você identificou que tem um Mindset Fixo, aceite essa realidade e assim você já começará a entender como sua mente funciona. Imagine situações hipotéticas e avalie como você reagiria a elas com o Mindset Fixo e o de Crescimento”. Algumas perguntas para você refletir e aprimorar o seu Mindset para crescer profissionalmente
Continua depois do anúncio
  1. Por exemplo: como seria sua reação a uma rejeição em um processo seletivo?
  2. Se você sempre foi elogiado(a) pelos seus pais quando criança, com frases como “você é muito inteligente”, saiba que isso pode ter um efeito negativo também, pois  quando você se deparar com o contrário é como se o mundo desabasse. Trabalhe sua mente para crescer em situações de não aprovação.
  3. Descubra quais são os gatilhos que acionam seu Mindset Fixo e porque são habilitados. O aprendizado e a transformação surgem como base na análise de nosso comportamento.
  4. Treine constantemente seus hábitos e avalie em qual mindset você se encaixa no momento. Mudar uma crença não é algo fácil. Sair da zona de conforto exige ter energia, encarar coisas novas, pensar coisas diferentes, desapegar de ideias de si mesmo como se fosse alguém que não erra.
  5. Evite o perfeccionismo medroso: dialogue com você “mindset fixo” e procure se entender, mas diga que “eu quero ocupar menos espaço em minha mente e não querer mais o “eu ideal” e se permita errar e tentar de novo. Assim você não se limitará a realizar atividades que apenas validem sua inteligência e que não as deixe vulnerável. Perca esse mecanismo de defesa e medo.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram