Nossas Notícias

São Bento do Sul: Atividades escolares em casa seguem normas e carga horária

SÃO BENTO DO SUL. As atividades escolares enviadas pelos professores durante este período de aulas não presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus vem preocupando muitas famílias e gerando certas dúvidas quanto a validade ou não das atividades. Para esclarecer alguns pontos a Secretária Municipal de Educação Noeli Regina Novak dos Santos esclareceu inicialmente que a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), assim como todos os municípios do estado, está enviando atividades escolares não presenciais para os pais realizarem com seus filhos em casa, atendendo as diretrizes do Conselho Nacional de Educação, pois a rede de ensino precisa garantir aos alunos a carga de 800 horas de aula no ano letivo.

Continua depois do anúncio
Conforme Noeli, o não envio das atividades aos alunos acarretará em não cumprimento das 800 horas de aula aos alunos no ano letivo de 2020, e na possibilidade de prejudicar o ano letivo de 2021, pois as aulas de 2020 teriam que ser repostas ainda ao longo do próximo ano. “Em se estendendo muito o período sem aulas neste ano, teremos que fazer a reposição em janeiro, para então conceder as férias aos professores em fevereiro, e somente em março iniciar o ano letivo de 2021, prejudicando o ano porque iniciando as aulas em março e seguindo até dezembro ficará bem difícil conseguir cumprir o cronograma de duzentos dias de aula”, explicou a secretária de Educação do município. Organização nas atividades Para a aplicação das atividades e envio aos pais e alunos, tudo foi organizado juntamente com o Conselho Municipal de Educação, com orientações da União dos Dirigentes Municipais – Undime, para organizar a forma de aplicar as atividades não presenciais. Noeli explicou com um exemplo prático: Na Educação dos anos iniciais temos a divisão de matérias por dias da semana: Educação física e geografia acontece na segunda-feira, língua portuguesa na terça-feira, e assim por diante. Cada professor deve cumprir a carga horária da sua disciplina. Se educação física tem três aulas semanais, o professor deverá programar atividades para esta carga horária e as enviará sempre nas segundas-feiras os pais e alunos. Geografia que tem duas ou três aulas semanais terá atividades com essa carga horária enviadas também na segunda-feira.
Continua depois do anúncio
Já língua portuguesa, que será enviada na terça-feira, tem cinco aulas semanais, então o professor terá que planejar atividades para cinco aulas e enviar aos alunos na terça-feira. “Como nós temos nove disciplinas os alunos receberão todas essas atividades, e não tem como fazer diferente porque os professores tem que cumprir a carga horária de cada disciplina”, disse Noeli Prazo A Secretaria de Educação organizou os prazos concedendo uma semana para que os pais enviem as atividades realizadas em casa. Noeli explicou que não pode-se prorrogar o prazo porque as atividades irão acumular, prejudicando sua realização. “Sabemos que há maior dificuldade com alunos dos anos iniciais porque exige maior acompanhamento dos pais, mas não poderemos estender prazos nem dispensar os alunos da obrigatoriedade do envio destas atividades”, disse.
Continua depois do anúncio
Carga horária As atividades serão contabilizadas como aulas dadas, ou, carga horária cumprida. Os professores irão registrar quais alunos estão realizando as atividades em casa e irão contabilizar para o fechamento das 800 horas que devem cumprir no ano letivo de 2020. Conforme explicou Noeli, “os alunos que não estão realizando as atividades terão que, ao retornarem às aulas presenciais, realizar mais atividades para cumprir a carga horária de oitocentas horas. Talvez nos sábados, talvez em janeiro esses alunos terão que fazer a reposição dessas aulas. Não é o que a SEMED gostaria que ocorresse, mas se for preciso teremos que agir dessa maneira. Eu entendo a dificuldade dos pais, para quem tem dois ou três filhos é mais pesado, mas os professores tem a obrigação de enviar as atividades aos alunos, e a educação não é só função do Estado, mas do Estado e da família juntos”, concluiu a secretária Noeli.
Anúncios
   ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram