Nossas Notícias

Mais de 5 mil flores darão um colorido especial à nova Praça Getúlio Vargas em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. A semana iniciou com grandes novidades em meio as obras da nova Praça Getúlio Vargas. Toda a revitalização planejada e que vem sendo executada transformará os 4.795,60 metros quadrados da praça que é símbolo do município, pois seu valor histórico é inestimável, afinal, foi neste espaço que os primeiros desbravadores de nossa cidade se instalaram, e foi ali que foi construído o primeiro prédio para abrigar o poder público no recém criado município que hoje é a nossa São Bento do Sul, aliás, o prédio ainda está na praça e hoje abriga o Departamento de Turismo. Vale ressaltar que todo o projeto de reforma da Praça iniciou no ano de 2017, onde, com o auxílio do Contur, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi possível ouvir ideias e indicações de toda comunidade para a revitalização do espaço. Ideias apresentadas em audiência pública pela equipe da Secretaria de Planejamento e Urbanismo do município e aprovadas pelos representantes de toda sociedade que participaram do evento.

Continua depois do anúncio
Novo piso no marco zero Se for para promover uma mudança tão significativa como esta, então nada como iniciá-la no “marco zero” do município. E foi exatamente no entorno do monumento do “marco zero” de São Bento do Sul que o novo piso da Praça Getúlio Vargas começou a ser implantado. As peças de paver proporcionarão um belíssimo visual aos 3.046 metros quadrados de piso da praça, além de excelente qualidade, acessibilidade e integração com as novas calçadas recém implantadas na área central, transformando toda a região em uma grande área de passeio integrada.
Continua depois do anúncio
A equipe de colocação do piso trabalha em ritmo intenso. São caminhões trazendo areia durante todo o dia, bob cats da Secretaria de Obras auxiliando na distribuição do material pelo terreno e toda a limpeza, e a equipe instalando os pavers. Como diz o prefeito Magno Bollmann que visita a obra diversas vezes por semana, “é bonito de ver como todos estão trabalhando aqui na praça. Cada dia está diferente, cada dia vemos o progresso da obra, e está ficando lindo”, disse. Cores e vida para a nova praça Outro aspecto que chamará a atenção na nova Praça Getúlio Vargas será o seu especial colorido. O prefeito Magno Bollmann esteve na praça com a arquiteta Kelly Thiemann, e com a equipe do Horto Municipal, responsável pelas mudas das flores e árvores no município, Iris Hüttl Sluminski e Angelita Hüttl, onde verificaram as quantidades de flores que serão plantadas no próximo mês pela praça.
Continua depois do anúncio
De acordo com a arquiteta e urbanista Kelly Thiemann, que juntamente com o arquiteto Ricardo Callado trabalharam no projeto da Praça, ambos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, as flores que serão plantadas por toda a praça serão:
  • 250 mudas de barba de serpende, de cor verde;
  • 240 mudas de agapanto, de cor azul;
  • 50 mudas de fórmio médio, na cor verde;
  • 4 glicíneas na cor lilás;
  • 3 jasmim dos poetas na cor branca;
  • 1700 mudas de cravinas nas cores vermelha, rosa e roxas;
  • 1700 mudas de boca de leão nas cores amarela e laranja;
  • 1700 mudas de amor perfeito mini nas cores roxo, rosa e  branco.
Continua depois do anúncio
“Serão mais de 5.600 flores que darão um colorido todo especial ao coração de nossa cidade”, resumiu o prefeito Magno Bollmann. A equipe do Horto Municipal já vem trabalhando na produção das mudas, e o  objetivo é iniciar o plantio na praça no final da primeira quinzena de junho. Coreto no estilo original No coração da praça encontra-se o tradicional coreto, onde todos os anos a Banda Treml realiza as tradicionais retretas de verão de nossa cidade, retretas que há 80 anos encantam gerações. E como a praça passará por uma revitalização total, o coreto não poderia ficar de fora, e a grande novidade será uma volta ao passado, pois a equipe das Secretarias de Planejamento e de Obras estão trabalhando para reformar e deixar o coreto como era originalmente, na época de sua construção.
Continua depois do anúncio
“Não iremos deixar totalmente em madeira como era no início, manteremos a laje, mas deixaremos todos os detalhes em madeira, telhado e paredes o mais próximo possível do original. Ficará realmente muito especial”, comentou o secretário das pastas de Planejamento e de Obras Luiz Claudio Schuves. Muito já realizado Muito trabalho já foi realizado nesta revitalização da Praça Getúlio Vargas. Já foram construídos os pergolados de madeira, que corresponde a primeira etapa da reforma no local, os banheiros já foram reformados, inclusive com a construção do banheiro com acessibilidade, também foi realizada a adequação e drenagem de todo o terreno, implantação dos dutos para rede elétrica, vigilância e iluminação pública, foram construídos já grande parte dos canteiros em concreto, todo o mobiliário também já foi adquirido, e as novas árvores já foram plantadas. De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Luiz Claudio Schuves, todo o cronograma das obras está no prazo, e o objetivo de entregar a nova Praça Getúlio Vargas à comunidade no mês de julho segue mantido.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram