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Golpe do boleto fraudado chega à Rio Negrinho, alerta PROCON

RIO NEGRINHO. A Prefeitura de Rio Negrinho, por meio do Procon, alerta a população referente às fraudes que estão sendo aplicadas neste momento de pandemia do coronavírus no município. De acordo com o coordenador do Procon Eduardo Manoel Hacke Ramos, como é um período que muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras e precisam de dinheiro, os golpistas se aproveitam para aplicar o golpe.

Ele explica a grande variedade.

“São vários tipos de golpes. Um deles é o do boleto fraudado que a pessoa, às vezes, entra no site achando que é do banco, gera um boleto e é um boleto fraudado. Tem também o empréstimo falso que faz pela internet. Os golpistas passam por uma financeira, por um banco, aí eles pedem um depósito para o consumidor falando que vai ser liberado o dinheiro. A pessoa vai lá e deposita em uma conta R$ 300, R$ 400. Eles voltam o contato falando que precisa mais depósito”, informa ele.

GOLPE DO BOLETO FRAUDADO

Conforme Eduardo, trata-se de um golpe muito bem orquestrado por golpistas e que muitas vezes a pessoa nem desconfia que esteja caindo numa cilada. Em um dos casos atendimentos pelo PROCON, um consumidor perdeu mais de R$ 16.000,00. “Existem diversas formas de aplicação deste golpe, mas a que mais está sendo observada pelo PROCON de Rio Negrinho nessas últimas semanas, é de quando a pessoa deseja quitar o financiamento do seu veículo ou pagar algumas parcelas atrasadas, e imagina estar conversando com um atendente da financeira, porém, nada verdade, no outro lado da linha está um golpista. Algumas vezes o golpe é tão sofisticado, que é criado um site falso, com a mesma aparência do verdadeiro site da financeira, e ali consta um número de telefone para a pessoa entrar em contato”, enfatizou.  Ramos complementou relatando que acreditando ser um número da empresa, a pessoa entra em contato e recebe um boleto sem nenhuma desconfiança, até porque no boleto as informações estão todas corretas (pagador, destinatário, beneficiário, valor, etc).
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  “O grande problema está no código de barras, pois quando é feita a leitura do código, o sistema puxa outro boleto, que faz com que o valor pago caia numa conta aberta pelos golpistas”, alertou mais uma vez. Sendo assim, a orientação aos consumidores é que sempre verifiquem se estão realmente falando com algum atendente da empresa. “Se tiver dúvidas, pode procurar o PROCON. Nunca entre no site das financeiras clicando em anúncios vistos pela internet ou links recebidos por e-mail. Priorize sempre o contato pelo 0800 que consta no carnê de pagamento. E SEMPRE peça para o caixa do banco ou lotérica confirmar se o boleto que o sistema puxou confere com o boleto certo, que possui as informações corretas”, enfatizou. O advogado disse ainda que a melhor medida nestes casos é a prevenção, porque depois de já ter pagado o boleto, recuperar o dinheiro torna-se quase impossível. GOLPE DO EMPRÉSTIMO
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Sobre o golpe do empréstimo, Eduardo reforçou que tem pessoas caindo nesse golpe e acabam fazendo muitos depósitos.

“Tem pessoa que procurou o Procon e teve um prejuízo de R$ 1.500. Então, sempre ficar com um pé atrás para empréstimo e qualquer negócio pela internet. E, também se algum banco ou financeira pedir depósito de valor, pode ter certeza que é golpe, porque nenhum banco e nenhuma financeira pede depósito de valor para ser liberado empréstimo”, afirma o coordenador.

Precisando, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 47 3644-4014, pelo e-mail procon@rionegrinho.sc.gov.br no site www.consumidor.gov.br.

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