Nossas Notícias

Professor de Rio Negrinho também foi selecionado para o RenovaBR, concorrido programa de formação de novos líderes políticos no Brasil

RIO NEGRINHO. O professor Diogo Reollon foi o segundo rio-negrinhense selecionado dentre 13 mil candidatos para participar da Turma Extra 2020 do programa RenovaBR. De acordo com a organização do programa, participaram da seleção 13 mil candidatos de todo o Brasil. O RenovaBR é um programa que tem o objetivo de formar novas lideranças políticas no Brasil. Diogo é bacharel e Licenciatura em Educação Física e tem  Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício. É professor concursado na Prefeitura de Rio Negrinho desde 2015 e nos últimos quatro anos foi diretor da EMEB Pref. Henrique Liebl, que fica no bairro Jardim Hantschel. Em janeiro deste ano pediu exoneração do cargo de diretor para ficar mais com a família, aproveitando para curtir seu filho, que tem  poucos meses e também se dedicar ao estudos, pois como frisou, “o professor é um eterno aprendiz”. E foi nesse contexto de se dedicar mais aos estudos que Reollon decidiu se inscrever no RenovaBR, que desde outubro de 2017 eles veem realizando uma série de atividades para selecionar e qualificar candidatas e candidatos a cargos eletivos no Brasil. “O RenovaBR é uma escola de democracia com objetivo de qualificar pessoas comuns para se tornarem políticos fora do comum e foi nesse ponto que me identifiquei, pois o RenovaBR busca contribuir para uma renovação qualificada do sistema político brasileiro. Por isso decidi me inscrever na seleção”, explicou. Ele contou que a seleção contou com três etapas.

Continua depois do anúncio
“Na primeira eu preenchi um formulário com meus dados e currículo, depois, juntamente com os demais candidatos, passei por testes de atualidades, comprometimento democrático e raciocínio fluido. Na etapa seguinte, tivemos que  contar nossas histórias de vida através de um formulário chamado STAR – uma sigla que significa Situação vivida, Tarefa realizada, Ação tomada e Resultado alcançado e por último gravamos um vídeo explicando o porquê queríamos participar do Curso RenovaBR Cidades 2020”. O professor ressaltou que com esse curso pretende se aperfeiçoar ainda mais, pois deseja ser  um agente de mudança na sociedade.
Em função da alta concorrência, ele destacou que se sentiu muito alegre em saber que seria  aluno da maior e melhor escola de democracia do Brasil. E agora, sua rotina, além de curtir a família tem sido estudar com muita dedicação.
“A cada dia que passa o RenovaBR está me surpreendendo mais. As aulas tem um conteúdo de alto nível que nos fazem refletir sobre a administração pública. Além de tudo temos professores renomados das mais diversas áreas, como saúde pública, desenvolvimento econômico das cidades, história do contexto político no Brasil, legislação eleitoral, noções de organização de campanha, enfim, são aulas sobre todos os assuntos que tangem o Executivo e Legislativo de uma cidade. Tem ainda os conteúdos extras! Toda semana tem uma live com algum professor convidado. E nesse ano o curso será 100% on-line por conta da pandemia do Covid-19”.
E além das aulas teóricas os alunos do RenovaBr também precisam apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC ), que também inclua uma atividade prática.
Neste ano, o tema do TCC foi o COVID-19 e o trabalho de Reollon, já vem dando resultados na cidade, conforme ele contou.
“Bom, considero que manter uma saúde física e mental saudável é fundamental para o enfrentamento de qualquer problema e não seria diferente com o Covid-19. Então, entrei em contato com alguns amigos que são profissionais da área da saúde, expliquei o projeto e imediatamente todos toparam a ideia de disponibilizar parte de seu tempo para o atendimento voluntário e gratuito de todas as pessoas que quiserem participar do projeto”.
Os profissionais que parceiros de Diogo no projeto são:
Resultados
Continua depois do anúncio
Conforme o professor, várias pessoas recorreram aos atendimentos gratuitos sendo a maior procura voltada ao serviço na área de Psicologia.
“O projeto me surpreendeu muito devido ao seu alcance. Conversando com meu amigo, o Personal Trainer Rodrigo Schoeffel, ele me relatou que um casal que morava em Rio Negrinho e hoje reside em Valencia, na Espanha, entrou em contato para requisitar seus serviços”.
O prazo final para os alunos do RenovaBr concluírem todas as atividades e assistirem todas as aulas na plataforma termina no próximo dia 2 de junho e as expectativas para finalizar o aprendizado são muitas, destacou o professor.
“Quero usar todo esse conhecimento em prol da minha cidade. Sempre exigimos formação e especialização para médicos, professores, advogados e para os políticos que vão administrar nossas cidades. Mas no Executivo ou Legislativo pouco é exigido e entendo que aos poucos devemos mudar esse pensamento. A renovação que queremos no Brasil começa pela a renovação dos nossos municípios”.
Nossa reportagem perguntou se Diogo pretende se candidatar a algum cargo eletivo nesse ano e ele respondeu que sim.
“Sou pré-candidato a vereador. Recebi o convite para participar efetivamente da política do meu amigo Coronel Fabiano Dias Perfeito (pré-candidato a prefeito pelo PSL). Tivemos algumas conversas, ele me apresentou seu projeto para Rio Negrinho e gostei muito do que ouvi, pois vem ao encontro daquilo que eu penso e acredito, partindo da renovação, fazendo política pública baseada em evidências, com respeito ao cidadão e levando nossa cidade a um novo cenário”.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram