Nossas Notícias

Municípios da região recebem um milhão de EPI's para prevenção e combate ao coronavírus

  REGIÃO. Em abril,  as instalações da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), em Joinville estiveram repletas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O auditório e as salas de cursos e de reuniões tiveram uma nova – e importante – função: depósitos temporários de produtos que atendem às unidades de saúde da região. A aquisição foi feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (Cisnordeste) e foi disponibilizada para os 17 municípios consorciados. De acordo com a assessoria de imprensa da Amunesc, aproximadamente R$ 4,8 milhões foram investidos nas compras de mais de um milhão de EPIs que estão sendo utilizados no enfrentamento ao coronavírus. Os recursos empregados nas compras vêm das prefeituras. Segundo Ana Maria Groff Iansen, Diretora Executiva do Cisnordeste, o objetivo foi adquirir de forma emergencial e mais acessível os EPIs prioritários para a prevenção e cuidado dos profissionais da linha de frente nos atendimentos da Covid-19. “Foi trabalhoso mas muito gratificante. A compra, o pagamento, o recebimento e a entrega aos municípios foi realizada por toda a equipe do Cisnordeste, que literalmente colocou a mão na massa para agilizar o processo. Ao unirmos os municípios, compramos em grande escala e isso faz com que os preços sejam mais adequados”, declarou Ana.

Continua depois do anúncio
A Diretora Executiva ainda salienta: “não fizemos nenhum pagamento antecipado. Tínhamos realizado a compra de um milhão de máscaras que foram confiscadas. Se  tivéssemos pago antes, estaríamos enfrentando uma batalha para reaver o dinheiro, isso nos faria perder um tempo precioso que os profissionais que estão trabalhando na linha de frente não têm. Por segurança, compramos somente de fornecedores que aceitam receber o pagamento após o recebimento e a conferência de todo o material”, destacou. Produtos adquiridos  Entre os produtos adquiridos estão álcool 70% líquido e gel, aventais descartáveis, luvas para procedimento, máscaras PFF2/N95 e de tripla camada, óculos de proteção, toucas descartáveis e testes rápidos. Testes rápidos ainda são aguardados De todos os materiais, os únicos que ainda aguardam entrega são os testes rápidos. Os demais já estão sendo distribuídos para as prefeituras, que receberam nos últimos dias a sua parcela de máscaras, aventais e óculos. O presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, Dr. Rodrigo Adriany David, prestou suporte técnico ao Consórcio e avaliou a precisão dos testes rápidos antes da compra. “Há uma variedade de produtos sendo oferecidos às prefeituras mas infelizmente alguns deles são mais baratos mas não são tão precisos. Por isso, e devido ao meu conhecimento técnico como médico, Ana solicitou que eu indicasse o produto mais recomendado”, concluiu o presidente. Municípios da região
Continua depois do anúncio
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Negrinho informou que solicitou de testes, mas não foi conseguido fornecedor, como destacou a direção da Amunesc. “Há uma dificuldade enorme de conseguir encontrar algo no mercado e, quando se encontra, os preços são abusivos e exigem pagamentos adiantados, coisa que não faremos”, explicou o assessor de imprensa Fabiano Kutach. De acordo com a AMUNESC,  a prefeitura de São Bento do Sul solicitou apenas os testes rápidos, que estão atualmente em bloqueio por parte da China e a Prefeitura de Campo Alegre já recebeu três mil máscaras triplas, 200 galões de cinco litros de álcool gel, mil óculos de proteção e 200 caixas de luvas, dos tamanhos P, M e G. O que é o Cisnordeste O Cisnordeste foi criado em 1998 visando cumprir à Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, a NOB-SUS/96, do Ministério da Saúde, implantada em 1998, que determinava a necessidade de se organizar regionalmente a média complexidade da saúde. O estímulo à organização dos consórcios se dá, segundo o Ministério da Saúde, “por considerá-lo um importante instrumento de articulação entre os sistemas municipais, [permitindo] ao município oferecer ações dirigidas à promoção, proteção e recuperação da saúde da população”. Organizados regionalmente os municípios buscam resolutividade, agilidade e ganho de escala. Cidades participantes Fazem parte do Consórcio os municípios integrantes da Amunesc, da Amvali e o município de Piên, no Paraná. São eles: Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, Piên (PR), Rio Negrinho, Schroeder, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e São João de Itaperiú.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram