Nossas Notícias

São Bento do Sul adota sistema de rastreamento de pacientes que testaram positivo para o coronavírus

SÃO BENTO DO SUL. São Bento do Sul é uma das primeiras cidades do país a utilizar plataforma de rastreamento de contatos de pacientes testados positivos para Covid-19 no período de incubação da doença. Ação em parceria com órgãos de saúde dos municípios permite que estabelecimentos e usuários sejam alertados e reforcem medidas de prevenção. A Smart Tour, startup de Florianópolis, lançou uma nova plataforma, a Smart Tracking, capaz de rastrear os movimentos de indivíduos diagnosticados com a COVID 19 durante o período de incubação da doença. O mapeamento leva em conta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços por onde a pessoa tenha passado por até 15 dias antecedentes ao diagnóstico. A informação serve para alertar as autoridades sanitárias e os próprios donos dos empreendimentos sobre a ocorrência, medida considerada importante para tomada de ações de prevenção. Outras pessoas que tenham passado pelos mesmos ambientes no dia e horário que o paciente testado positivo passou também serão avisadas.

Continua depois do anúncio
A plataforma não identifica os usuários e foi desenhada de acordo com as regras da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A operação se dá em parceria com estabelecimentos comerciais e órgãos de saúde dos municípios. O funcionamento é simples e sem custos aos locais participantes. Os estabelecimentos comerciais se cadastram na plataforma e recebem para impressão um QR Code, que fica à vista dos clientes. Basta fazer um rápido cadastro e o cliente passa a integrar o banco de dados, sem a necessidade de baixar aplicativos. E sempre que ele for a um novo estabelecimento, lê o QR Code do local, como uma espécie de check-in. A solução também pode ser usada por Igrejas, supermercados, academias de ginástica, shoppings, parques, condomínios, hotéis, etc.
Continua depois do anúncio
Quando alguém cadastrado na plataforma é diagnosticado com a Covid 19, os órgãos de saúde dos municípios conseguem acessar o banco de dados com login e senha e identificar todos os estabelecimentos por onde essa pessoa passou nos 15 dias anteriores ao diagnóstico. Então é enviado um aviso para que o proprietário tome as medidas necessárias para proteger o local e a equipe, servindo como mais uma barreira na proliferação da doença. Os demais clientes que estavam durante o mesmo período também serão avisados, mas o local específico do contato não será identificado. O banco de dados é universal, ou seja, não é restrito ao município usuário, o rastreamento pode ser feito em todo o Brasil de acordo com os locais frequentados pela pessoa testada positiva. “Um dos objetivos do Smart Tracking é que as pessoas se sintam mais seguras e protegidas nesse retorno às atividades. Sabemos que um dos maiores problemas do setor de saúde é identificar os contatos durante o período de incubação da doença, pois a pessoa não tem qualquer sintoma. Para haver sucesso nessa iniciativa todos devem trabalhar em conjunto, como uma rede de cooperação e com isso gerar o máximo de segurança à população local neste momento tão delicado pelo qual passamos”, enfatiza Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour.
Continua depois do anúncio
No Brasil, a plataforma será lançada inicialmente nas cidades catarinenses de Florianópolis, São Bento do Sul, Itapiranga, além de Gramado (RS) e também será disponibilizada sem qualquer custo para todos os estados brasileiros nas cidades epicentros da doença. Na Europa começará pela cidade de Aveiro, em Portugal, onde a startup tem sede atualmente na IEMA – Incubadora de Empresas do Município de Aveiro. Em Florianópolis a startup está pleiteando o apoio das instituições representativas dos setores comerciais para cadastrar o máximo de estabelecimentos na cidade. Os locais interessados podem acessar o link https://smarttourbrasil.com.br/smart-tracking para realizar o cadastro e imprimir o seu QR code.
Continua depois do anúncio
A Smart Tour é uma plataforma que atua com geração e inteligência de dados ao setor turístico com uso de Internet das Coisas (IoT). A startup é vencedora do Prêmio Nacional de Turismo 2019 na categoria Tecnologia no Turismo, já passou por programas de desenvolvimento e capacitação como a pré-incubadora Cocreation Lab, Sinapse da Inovação, StartupSC, e InovAtiva Brasil. Atualmente participa da IEMA – Incubadora de Empresas do município de Aveiro, do NEST- Centro de Inovação em Turismo, de Portugal e representa o Brasil no Challenge 5G do Aveiro Tech City. “Existem situações que nos fazem repensar projetos, mudando o foco de um setor específico para o coletivo. A pandemia serviu como gatilho para esta transformação”, esclarece Luiz Salomão Ribas Gomez, professor de Design da UFSC e fundador do Cocreation Lab, pré incubadora que ajudou no processo de validação da Smart Tour.
Continua depois do anúncio
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul apóia a iniciativa e segundo a diretora de turismo e turismóloga Luiza da Silva, “estamos nos preparando para a retomada do setor turístico, o primeiro e mais afetado com essa pandemia e para isso precisamos usar de recursos tecnológicos à favor dos nossos turistas, que automaticamente se aplicam à segurança da nossa população. As pessoas precisam se sentir seguras novamente para sair de suas casas e visitar outros lugares, queremos que São Bento do Sul transmita essa segurança e receba, tanto aqui, como nas demais cidades dos Destinos do Quiriri pessoas que queiram vivenciar experiências inesquecíveis e inovadoras”, disse. Já na área da saúde, sobre a utilização da ferramenta, o secretário de Saúde do Município, Dr. Manuel Rodriguez Del Olmo, comentou sobre o assunto: “eu acho que é de uma importância muito grande, principalmente se isso pudesse ser alastrado para todas as nações onde ocorrem casos de covid-19. Certamente esta ferramenta poderá ser utilizada futuramente também para outras enfermidades que possam vir a ocorrer”.
Continua depois do anúncio
O secretário ainda destacou o fato de São Bento do Sul ser uma das primeiras cidades no país a utilizar a ferramenta: “acho extremamente útil que isso venha e ficamos orgulhosos de que poucas cidades no mundo estejam começando com isso e de que no Brasil entre as poucas cidades escolhidas esteja São Bento do Sul, que está juntamente com Florianópolis, Itapiranga e no Rio Grande do Sul, Gramado, e ainda uma cidade na Europa, Aveiro em Portugal. Isso nos orgulha muito”, disse o secretário de Saúde.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram