Nossas Noticias

Gestão da saúde pública é debatida em congresso estadual na cidade de São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. Iniciou na manhã desta quarta-feira (11), o VI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina e a 3ª Mostra Catarinense “Brasil aqui tem SUS”, eventos realizados pela primeira vez em São Bento do Sul. Toda a estrutura foi montada na Sociedade Ginástica e secretários de saúde e representantes de secretarias municipais de saúde de todo o estado estão em São Bento do Sul para o congresso que terá seu encerramento na sexta-feira (13).

Continua depois do anúncio
O tema desta sexta edição do congresso é “O perfil do gestor público na atualidade: práticas de gestão efetiva e gestão baseada em evidências”. Inclusive um dos momentos mais importantes deste Congresso será exatamente na sexta-feira, quando das 8h30 às 10h30 será realizada a palestra  Financiamento da Atenção Primária em Saúde com Diogo Demarchi Silva (Assessor Técnico do CONASEMS), Daniel Soranz (Professor e Pesquisador da Fiocruz) e a moderadora Carmem Regina Delziovo (Superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde).
Continua depois do anúncio
Informações preliminares levantadas pelo COSEMS SC dão conta de que após a publicação da Portaria 2.979/2019 do Governo Federal, pela simulação realizada, dos 295 municípios do estado, 40 estariam por sofrer redução de repasses do Governo Federal para a saúde. Este fator faz com que a palestra seja um dos momentos mais procurados ao longo da programação do Congresso.
Continua depois do anúncio
Soluções para a saúde Um dos principais momentos do Congresso será também a 3ª Mostra Catarinense Brasil aqui tem SUS, onde as equipes das secretarias municipais de saúde de cada município apresentarão medidas, soluções, ferramentas ou procedimentos adotados que promoveram uma melhoria no atendimento e na operacionalização da saúde em seus respectivos municípios. Durante esta 3ª Mostra Catarinense, algumas destas soluções apresentadas serão selecionadas para representarem o Estado na 17ª “Mostra Brasil aqui tem SUS”, que ocorrerá durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 8 a 10 de julho de 2020, em Campo Grande/MS.
Continua depois do anúncio
E na manhã de sexta-feira, das 10h30 às 11h30, ocorrerá a entrega da premiação desta 3ª Mostra Catarinense Brasil aqui tem SUS. Práticas Integrativas e Complementares As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde também foram tema de palestra com Islândia Maria Carvalho de Sousa (Pesquisadora, Docente, Coordenadora Executiva do Observatório Nacional, Membro da Associação Brasileira de Estágios (ABRES) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
Continua depois do anúncio
A equipe da Saúde de São Bento do Sul participou deste momento, uma vez que o município destaca-se pela estrutura de atendimento inaugurada no ano de 2019, no bairro Centenário, com o CEMPICS – Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares. O Congresso prosseguirá até sexta-feira, porém na noite de quinta-feira, a partir das 19h30 será realizada a abertura oficial com as participações do presidente do COSEMS Alexandre Lencina Fagundes, vice-presidente do COSEMS Dr. Manuel Rodrigues Del Olmo (secretário de Saúde de São Bento do Sul), prefeito anfitrião Magno Bollmann, e ainda ex-presidentes que serão homenageados.
Continua depois do anúncio
A programação do Congresso é a seguinte: 11/03 – Quarta-Feira
  • A partir das 7h30 – Credenciamento
  • 8h30 às 12 horas – 3ª Mostra Catarinense “Brasil, Aqui tem SUS”
  • 12:00 às 13:00 – Almoço
  • 13:00 às 18:00 – 3ª Mostra Catarinense “Brasil, Aqui tem SUS”
  • 13:00 às 14:30 – Palestra: Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde com Islândia Maria Carvalho de Sousa (Pesquisadora, Docente, Coordenadora Executiva do Observatório Nacional, Membro da Associação Brasileira de Estágios (ABRES) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
Continua depois do anúncio
  • 14:30 às 16:00 – Palestra: Gestão baseada em dados: Ferramentas tecnológicas para gestão estratégica e análise prática de indicadores com Anderson Alexandre Vargas (Consultor, graduado em matemática, pós-graduado em gestão pública com MBA em tecnologia para negócios e ciência de dados).
  • 16:00 às 18:00 – Mesa Redonda: Saúde e Educação – Uma parceria no combate às doenças imunopreveníveis em Santa Catarina com Helton de Souza Zeferino (Secretário de Estado da Saúde) e Alexandre Lencina Fagundes (Secretário Municipal de Saúde de Cunha Porã e Presidente do COSEMS/SC).
Continua depois do anúncio
12/03 – QUINTA-FEIRA
  • A partir das 07:30 – Credenciamento
  • 08:30 às 12:30 (50 vagas) – Mini Curso: Instrumentos de gestão DigiSUS com Edson Luiz Medeiros (Coordenador Técnico do COSEMS/SC) e Blenda Leite Saturnino Pereira (Assessora Técnica do CONASEMS)
  • 08:30 às 11:30 (50 vagas) – Mini Curso: Desenvolva seu time: Comunicação assertiva e gestão de conflitos com Simone de Souza (Enfermeira, Gestora e Secretária Executiva do COSEMS/SC) e André Ribeiro (Empreendedor, Analista Comportamental e Facilitador de Processos)
  • 08:30 às 10:00 – Roda de conversas Temática – Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): Em que ponto estamos? com Denise Thum
  • 10:15 às 11:45 – Roda de Conversa Temática – O papel das CTs da CIB: o que estamos fazendo aqui? com Clemilson de Souza (Técnico em Regulação em Saúde do COSEMS/SC), Fábio Antônio de Souza (Técnico em Controle, Avaliação e Processamento de Dados do COSEMS/SC), Luciane Savi (Técnica da Assistência Farmacêutica do COSEMS/SC) e Priscila de Meira da Silva (Técnica em Atenção Primária e Vigilância em Saúde do COSEMS/SC)
Continua depois do anúncio
  • 10:00 às 12:00 – Mesa Redonda – A atuação dos Consórcios em linha de cuidado: Uma experiência do Paraná com Carlos Andrade (Secretário Municipal de Saúde de Araucária e Presidente do COSEMS/PR), Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade (Diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR) e Ana Maria Groff Jansen (Diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (CISNORDESTE/SC)
Continua depois do anúncio
  • 12:00 às 13:00 – Almoço
  • 13:00 às 14:00 – CIB
  • 14:00 às 16:00 – Mesa Redonda – Gestão baseada em evidências na saúde: utilizando recursos inteligentes para a solução de problemas da prática diária com Simone de Souza (Enfermeira, Gestora e Secretária Executiva do COSEMS/SC), Daniela Fortunato Rego (Núcleo de Evidências da Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde) e Jean Rodrigues da Silva (Secretário Municipal de Saúde de Joinville)
Continua depois do anúncio
  • 16:00 às 18:00 – Palestra: Acreditar, Agir e Amar com Alexandre Weimer (economista, especialista em marketing e vendas, empreendedor e incentivador do empreendedorismo sustentável, investidor de projetos de impacto global, mentor de negócios e pessoas. Profissional do ano em 2018 em vendas e marketing pela ADVB/SC)
  • 19:30 – Abertura Oficial e Homenagem aos Ex-Presidentes
  • 21:00 – Jantar de Confraternização
13/03 – SEXTA-FEIRA
  • 08:30 às 10:30 – Palestra: Financiamento da Atenção Primária em Saúde com Diogo Demarchi Silva (Assessor Técnico do CONASEMS), Daniel Soranz (Professor e Pesquisador da Fiocruz) e a moderadora Carmem Regina Delziovo (Superintendente de Planejamento e Gestão da Secretária de Estado da Saúde)
  • 10:30 às 11:30 – Entrega da premiação da 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”
  • 11:30 Às 12:00 – Assembléia Geral COSEMS/SC e Encerramento
 ]]>

Parceiros

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram