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Diálogos Institucionais conta com a apresentação do programa 'Desenvolve São Bento'

SÃO BENTO DO SUL. Em mais uma edição dos Diálogos Institucionais, a Associação Empresarial (Acisbs) recebeu na segunda-feira, 09, a secretária de Administração Margareth Bayerl Keiser, e o diretor de suprimento e patrimônio Tiago Martinhuk, para apresentação do programa Desenvolve São Bento. O encontro aconteceu no auditório da entidade e reuniu diretoria e associados. O prefeito Magno Bollmann também esteve presente.

“Queremos promover o desenvolvimento sustentável e da economia por meio de um tratamento diferenciado para pequenas e médias empresas da cidade” inicia Tiago.

O presidente Ismar Becker destacou a importância de conhecer ações de fomento da economia local.

“No começo do ano falamos sobre a nova lei de licitações e sobre o Cincatarina, um instrumento espetacular, mas que não foi aprovada a adesão do município pela Câmara de Vereadores. Os órgãos públicos estão sujeitos a regras muito rígidas de compras e o Desenvolve São Bento permite certa flexibilização” comenta Becker.

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O diretor ainda destaca que vender para a prefeitura pode ser vantajoso e que o volume de compras em 2019 foi de R$ 31 milhões, sendo que aproximadamente, 80% desse valor foram para microempresas, porém, apenas 15 a 25% para empresas locais. “Esse número pode ser ampliado a partir do programa, que prevê treinamento para fornecedores e uma rede de parcerias” conclui. Ele citou a questão da alimentação escolar, da qual grande maioria são fornecedores de fora da cidade, o pão e alguns poucos itens ficam com empresas da cidade.

Quanto ao Cincatarina, Martinhuk falou que o consórcio conta com o cadastro de marcas e produtos pré-aprovados, o que evita que o produto entregue seja de qualidade inferior do que foi licitado. “Aqui nós também passamos a adotar esse controle, por meio da gestão de materiais, que considera a Padronização de Materiais, as aquisições multientidades, a fiscalização de contratos e a tecnologia” conta. O diretor lembra que antes de 2017 cada secretaria realizava suas compras separadamente, e hoje tudo está unificado, gerando economia aos cofres públicos.

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Outro item do programa citado foi a publicação do planejamento anual de compras, que poderá ser conferido na página da prefeitura www.saobentodosul.sc.gov.br. “Queremos que a pequena e média empresa encontre no poder público uma alternativa de ganho, que não dependa apenas disso, mas que aproveite as oportunidades de negócios” finalizou o diretor.  Para acompanhar os editais de pregão eletrônico, o endereço é www.portaldecompraspublicas.com.br. Neste espaço o fornecedor se cadastra para receber editais por e-mail ou via aplicativo, que pode ser baixado tanto para IOS como Android. Para fornecedores interessados no pregão eletrônico, em breve, a prefeitura vai realizar um treinamento.

Cartilha explicativa – o material com orientações para licitações foi distribuído aos participantes. Nele constam informações sobre o que é uma licitação, os benefícios às micro e pequenas empresas, assim como penalidades e recomendações. Mais informações podem ser adquiridas com o Departamento pelo e-mail compraspref@saobentodosul.sc.gov.br ou pelo telefone 3631.6032.

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Sobre o Cincatarina – é o Consórcio Interfederativo Santa Catarina, que desde 2010, vem atuando na união dos municípios no desenvolvimento de programas, projetos de atuação governamental, promovendo iniciativas de integração, fortalecimento de ações compartilhadas, eficiência, inovação e modernização na gestão pública.  Atualmente 105 municípios fazem parte, sendo que no período de janeiro a março de 2020, 11.647 contratações por meio de licitação compartilhada foram realizadas, R$ 23.271.300,98 foi o valor contratado e uma economia de R$ 3.578.910,42.

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