Nossas Notícias

Prefeitura de Rio Negrinho entrega certificado de sanidade animal, Documento atesta que animais estão livres de doenças como tuberculose e brucelose

RIO NEGRINHO. A Prefeitura de Rio Negrinho, por meio da Secretaria de Agricultura, entregou nesta semana o primeiro certificado de sanidade animal ao produtor Valdecir Stigler, atestando que seus animais estão isentos das doenças de tuberculose e brucelose. Essa ação vem sendo realizada desde ano passado pela Prefeitura em várias propriedades do município.

A ação tem como objetivo realizar exames de tuberculose e brucelose, certificando assim os criadores da isenção dessas doenças e livre para a comercialização dos seus produtos. “Entregamos ao produtor Valdecir Stigler os atestados de sanidade animal, referente aos exames que foram feitos na propriedade dele da brucelose e da tuberculose bovina. Esses exames estão atestando que seus animais estão isentos dessas duas doenças”, relata o médico veterinário da Secretaria de Agricultura Ricardo Essig .

continua depois do anúncio

De acordo com secretário de Agricultura Ronei Lovemberger, a ação é muito importante porque além de, atestar a sanidade animal, favorece também o produtor e a população, em relação a saúde pública. “Isso é muito importante para a qualidade do produto que ele vende, que é a base de laticínios. Então é o primeiro passo que estamos dando para regulamentar os produtos da base de leite dos produtores de Rio Negrinho”, frisa Ronei.

Na sua maioria dos casos, a brucelose e a tuberculose levam ao abate do animal e a interdição da propriedade até a constatação da extinção da doença. Sendo assim, o proprietário não pode comprar ou vender seus produtos, o que os leva, muitas vezes, a não querer realizar os exames. Mas a Secretaria de Agricultura ressalta que é importante o criador saber que além da sua saúde, um produto contaminado pode ser disseminado para outras pessoas, tornando o problema ainda maior.

anúncios
 
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram