Nossas Notícias

Saúde em São Bento do Sul faz mutirão para realizar 4 mil exames de ultrassonografia

SÃO BENTO DO SUL. Atender com mais agilidade a população e reduzir a fila de espera. É com este objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando um mutirão onde 4 mil exames de ultrassonografia foram contratados totalizando um investimento de R$ 235.477,50. De acordo com dados da prefeitura sãobentense, o municipio investe na saúde mais do que o determinado pela Constituição Federal, que é de 15% das receitas próprias. Em 2019 foram destinados pouco mais de 28% do orçamento à saúde.

Continua depois do anúncio 
Quanto ao investimento para este mutirão, os recursos são originários de emenda parlamentar da bancada catarinense no Congresso Nacional e contribuirão para reduzir significativamente a fila de espera pelos exames de ultrassonografia, que tem pacientes aguardando desde o ano de 2015. Conforme comentou a coordenadora do setor TFD – Tratamento Fora do Domicílio da Secretaria Municipal de Saúde, Evelise Grobe, “atualmente a fila de espera conta com 5954 exames a serem realizados e com este mutirão, somados aos atendimentos normais da secretaria, os esforços serão para praticamente zerar esta fila em um prazo de seis meses”.
Continua depois do anúncio 
O contrato efetivado para o mutirão foi assinado com duas clínicas locais, que evitarão inclusive o deslocamento de pacientes para Mafra (SC), por exemplo. Os atendimentos normais prosseguem com agendamentos em uma clínica local, no hospital de Mafra e na Unidade Central de Saúde, onde o aparelho de ultrassonografia da secretaria foi recém instalado, depois de ter passado por manutenção técnica.
Continua depois do anúncio 
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram investidos mais de R$ 44 mil com recursos próprios para deixar o aparelho em funcionamento novamente. Pacientes estão sendo contatados  Evelise explicou que todos os pacientes da fila de espera para ultrassonografia estão sendo contatados para atualizarem seu status no sistema e para agendar seu exame, seguindo rigorosamente a ordem a fila de espera.
Continua depois do anúncio 
Inclusive todos os pacientes que possuam requisições antigas do exame, dos anos de 2015, 2016 ou 2017, poderão dirigir-se à unidade de saúde de seu bairro para atualizar seu status e agendar seu exame. Para maiores informações os pacientes poderão entrar em contato com o setor de TFD da Secretaria Municipal de Saúde através do telefone 3631-0425.
Continua depois do anúncio 
O setor de TFD atende uma média de 3100 pacientes por mês, e devido a alta demanda, todos os pacientes que dirigirem-se diretamente para o setor terão que aguardar pelo atendimento juntamente com os pacientes de outras especialidades.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram