Nossas Notícias

Em Rio Negrinho: vacinação nos postos de saúde volta a ser nos horários normais

RIO NEGRINHO. A partir de hoje o horário de vacinação nos postos de saúde volta a ser o normal: das 07h às 19h no posto do Centro e no do Jardim Hantschel e das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h nos bairros. Na semana passada houve horário de atendimento estendido em função do alerta da febre amarela, uma vez que um morador da vizinha São Bento do Sul foi diagnosticado com a doença e tem sido grande o número de macacos mortos encontrados também em Rio Negrinho. A morte súbita e em escala de macacos é um dos indicadores da incidência da doença, que pode afetar humanos através da picada do mosquito transmissor, uma vez que ele esteja contaminado.

Continua depois do anúncio 
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até sexta-feira (31), 4.459 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, o número chega quase aos 100% do público alvo atingido ( pessoas entre 9 meses e 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade). A enfermeira Liege Kruger, coordenadora da Vigilância Sanitária comentou que na semana que passou em especial,muitas pessoas aproveitaram também para tomar a vacina contra outras doenças, atualizando a carteirinha de vacinação.
Continua depois do anúncio

Na sexta (31), a Secretaria de Saúde  realizou uma reunião extraordinária do Comitê de Combate às Endemias, com o intuito de somar esforços para divulgar e orientar a comunidade a não entrar em pânico devido a febre amarela.

De acordo com a secretária de saúde Maria de Fátima Mendes Afonso muitas pessoas estão se encaminhando para as unidades de saúde se vacinar contra a doença.

“A população veio em massa. Atendendo muito bem ao chamado da Secretaria de Saúde. Foi uma overdose de trabalho, mas compensador e assim, atingimos quase100% da população com a vacina”, destacou.

Continua depois do anúncio 

Segundo a Liege Kruger todas as unidades de saúde possuem a quantidade inteira de doses da vacina.

“Não estamos correndo o risco de ficar sem a vacina. Não vai acontecer o mesmo que aconteceu em São Paulo com a dose fracionada. É preocupante. É alarmante. Mas não é caso de pânico”.

Continua depois do anúncio 

Ela ainda ressaltou a importância das pessoas comparecerem às unidades de saúde para se vacinar quando houver campanhas.

Sintomas e tratamento 

Os sintomas iniciais da febre amarela são: febre alta súbita, dor de cabeça (principalmente atrás dos olhos), sensação de cansaço muito grande, sangramento gengival (mesmo quando escovar os dentes) e dor nas costas. Também pode aparecer outros sinais de maior gravidade, como o amarelo nos olhos.

“Não existe medicamento contra o vírus, mas existe tratamento para a febre amarela”, esclareceu o médico Luíz Eduardo Rodrigues.

Anúncios

]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram