Nossas Notícias

Retretas de Verão começam nesta quarta-feira em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. Nesta quarta-feira (22) terá início a temporada 2020 das Retretas de Verão, uma das maiores tradições de São Bento do Sul, e que neste ano excepcionalmente não ocorrerá na Praça Getúlio Vargas, pelo motivo da praça estar sendo totalmente revitalizada.

Continua depois do anúncio 
De acordo com o presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul, Marcio Brosowsky, “as obras de revitalização da Praça Getúlio Vargas fizeram com que procurássemos outros espaços para as retretas deste ano, assim teremos um diferencial, que será levar pela primeira vez as retretas para diversos bairros do município, fugindo à tradição de apresentar-se no coreto da Praça Getúlio Vargas, mas levando a retreta para comunidades afastadas do Centro. Será realmente uma experiência muito especial”.
Continua depois do anúncio 
A retreta de abertura da temporada 2020 será realizada nesta quarta-feira no Calçadão Central da cidade, mantendo o horário tradicional, iniciando às 20h30. A Banda Treml estará animando a noite com seu já conhecido repertório marcado predominantemente por músicas germânicas.
Continua depois do anúncio 
Para as crianças que sempre marcam presença nas retretas, a tradicional chuva de balas já está preparada pelos integrantes da banda. Aliás, já são algumas gerações de crianças que correram para a chuva de balas das retretas, várias destas crianças hoje são pais ou avós levando filhos ou netos para manter a tradição.
Continua depois do anúncio 
E por falar em tradição, as Retretas de Verão com a Banda Treml acontecem há quase 80 anos em São Bento do Sul. No início da década de 40 esta manifestação cultural teve início na Praça Getúlio Vargas, ou, como era também chamada na época, “Jardim Getúlio Vargas”. Quem estava à frente da Banda Treml na época, segundo alguns relatos históricos – a partir de 1940 – era o maestro Affonso Treml, popular Xerife, e desde então, salvo durante um curto período quando ocorria a Segunda Guerra Mundial e as manifestações de cultura alemã estavam proibidas, a Banda Treml vem abrilhantando ininterruptamente as Retretas de Verão no coreto da Praça Getúlio Vargas durante as noites de quarta-feira nos meses de janeiro e fevereiro. Neste ano de 2020 então as retretas ocorrerão nos seguintes locais:
Continua depois do anúncio 
22/01 – Centro – Calçadão Central 29/01 – Serra Alta – Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado 05/02 – Oxford – Praça Leopoldo Rudnick 12/02 – Bairro Centenário – Praça do bairro Centenário – Rua Amazonas
Continua depois do anúncio 
19/02 – Rio Vermelho Estação – em local a confirmar 26/02 – Bela Aliança – em local a confirmar
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram