SÃO BENTO DO SUL. Neste final de semana o Castra Bus estacionou em São Bento do Sul. O ônibus contempla um ambulatório dotado de equipamentos necessários para os procedimentos cirúrgicos de castrações para cães e gatos.
O projeto com recursos de R$ 16.640,00 da Prefeitura de São Bento do Sul disponibilizou castração gratuita de 128 animais no município.
Continua depois do anúncio
A vinda do Castra Bus surgiu através de uma indicação do vereador Marco Redlich em parceria com os projetos Totó Miau e Tampinhas da Theodora. ”Logo quando surgiu a ideia procuramos a Secretaria de Agricultura e a Vigilância Sanitária que realizam o processo de castrações no município. Conseguimos com isso disponibilizar a castração de 128 bichinhos de até 15kg que estavam na fila de espera para as castrações, trata-se de um ganho importante para nossa cidade”, disse o vereador. Continua depois do anúncio
O prefeito interino Peter Alexandre Kneubuehler, o Peti, compareceu para verificar o funcionamento do Castra Bus.
”São profissionais preparados e qualificados. Essa parceria deu muito certo, com isso conseguimos realizar ainda mais castrações e ajudar as famílias carentes que não tem condições de pagar uma castração”, completou.
As famílias que estavam na fila de espera para castrar seu bichinho foram informadas pela Vigilância Sanitária, zerando a fila e abrindo novas vagas para quem deseja castrar seu animal de estimação.
Continua depois do anúncio
Neste caso somente foram contemplados os animais pertencentes às pessoas de baixa renda, com comprovação de renda familiar inferior a 3 salários mínimos, e que participaram da palestra sobre o pré e pós operatório e demais informações de conscientização.
A empresa é de Florianópolis e já realizou diversas ações como esta. Sendo todo o processo muito bem cuidado e com materiais esterilizados.
Continua depois do anúncio
Francisco Zoellner Junior, um dos contemplados pelo projeto disse que foi uma grande iniciativa, por conta do custo benefício e segurança do procedimento.
“Recebemos a ligação da vigilância, apresentamos os documentos e participamos da palestra. Ficamos muito felizes em poder castrar a Chiquinha (cachorrinha de estimação) e ter todo o apoio durante o processo, agora podemos ficar mais tranquilos e contentes com a saúde dela” disse.
Continua depois do anúncio
Cabe ressaltar que em caso de qualquer problema, o dono do animal poderá entrar em contato com a Vigilância Sanitária, que é responsável pelo pós operatório, pois a Prefeitura possui uma clínica contratada que auxilia sempre que necessário.
Mais informações
A Unidade de Controle de Zoonoses de São Bento do Sul já realiza castrações em animais cadastrados de famílias de baixa renda.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3635-2228, com a veterinária Gabriella.
Anúncios