Nossas Notícias

Proposta de salário mínimo para vereadores não dá entrada na pauta do dia da Câmara de Rio Negrinho na noite de hoje

RIO NEGRINHO. De última hora a tramitação do projeto de lei que previa o pagamento de um salário mínimo para os vereadores de Rio Negrinho foi retirado da pauta de hoje sessão ordinária desta noite. A sessão continua com a pauta normal mas informações extra oficiais dão conta de que não teria havido consenso entre os parlamentares (que fazem parte da Mesa Diretora)  sobre a análise da proposta e por isso sua tramitação sequer foi discutida na reunião desta noite.

Continua depois do anúncio 
O projeto idealizado por Leandro Araújo e Ricardo dos Santos, respectivamente representantes dos movimentos Vigilantes da Gestão Pública e Comunidade Participativa,  entrou hoje na pauta da Câmara de Vereadores, para discussão dos parlamentares acerca da continuidade de sua tramitação no Legislativo. Na internet foram vários os elogios à atitude que num primeiro momento seria de autoria da Mesa Diretora,  como anunciado no site e redes sociais da Câmara. Para que o projeto pudesse ser analisado primeiramente nas Comissões Parlamentares e ir à uma posterior votação caso os vereadores considerassem que estava dentro da legalidade, era necessário que sua tramitação fosse oficialmente confirmada a partir da sessão de hoje.
Continua depois do anúncio 
A discussão da proposta seria oficialmente apresentada pela Mesa Diretora da Câmara, formada pelos vereadores Billy (PSD), Ivo Antunes (PSD), Luciano Alves (PSB) e Eni Packer (PDT). Porém, o presidente Billy informou que, da Mesa Diretora, apenas ele assinou o documento que garantia a continuidade da discussão do projeto no legislativo. Ainda conforme o presidente se os três vereadores assinarem a proposta, ela poderá dar entrada na pauta da Câmara nas próximas sessões. O projeto para redução do salário dos vereadores de Rio Negrinho, que hoje recebem R$ 3,3 mil “limpos”teve a adesão de 2.387 assinaturas, quando proposto pela primeira vez  em 2016 e foi apresentado na Câmara como de Iniciativa Popular. Porém, acabou sendo arquivado pelos vereadores naquele mesmo ano sob a justificativa de que era ilegal por apresentar vício de iniciativa, necessitando neste caso que viesse da administração anterior (prefeitura, na gestão passada)  para apreciação na Casa de Leis , o que não ocorreu. A nova proposta, colocada e retirada da pauta de discussões de hoje, previa o pagamento de um salário mínimo para os vereadores a partir de 1° de janeiro de 2021, quando assumem os eleitos no pleito do ano que vem.
Continua depois do anúncio 
Dentre os vários detalhes previa ainda desconto salarial para os vereadores que  faltassem nas sessões da Câmara e não apresentassem justificativa legal. Leandro Araújo e Ricardo dos Santos, que foram conferir o posicionamento dos vereadores diretamente na sessão de hoje, comentaram com a reportagem do Nossas Notícias que tem esperança que o projeto ainda seja tramitado na Câmara. “Não entrou na pauta de hoje, mas uma hora terá que ter sequência . Reprovamos esse tipo de manobra, pois é atitude da velha política, que está sendo apagada”. Em breve publicaremos mais informações.
Anúncios
   ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram