Nossas Noticias

AIDS, DST's e hepatites virais em Rio Negrinho, São Bento e Campo Alegre: maioria dos pacientes é homem, heterossexual e em União estável

REGIÃO. Rio Negrinho, São Bento e Campo Alegre tem um total de 235 pessoas que estão em tratamento pelo programa IST/HIV/AIDS e hepatites virais em seus respectivos municípios. Destes, 170 são de São Bento do Sul, 54 são de Rio Negrinho e 11 são de Campo Alegre, conforme dados divulgados hoje pela prefeitura de São Bento do Sul. Ainda segundo o levantamento da administração a maioria desses pacientes são homens, heterossexuais, que estão em união estável ou em um casamento formal e tem entre 16 e 45 anos.

Desses, são: 

Continua depois do anúncio 
  • 9 casos registrados em pessoas entre 0 a 15 anos,
  • 91em pessoas com idade entre 16 e 30 anos
  •  93 casos em pessoas com entre 31 a 45 anos
  • 7 casos de transmissão vertical, que é a transmissão da doença a partir da mãe para o seu feto no útero ou recém-nascido durante o parto
  • Um caso com uma pessoa de 75 anos.
Campanhas em Rio Negrinho e São Bento do Sul 
Em São Bento do Sul hoje as Unidades de Saúde estarão abertas para a realização de testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo vírus HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no domingo (1º).
Continua depois do anúncio 
O teste rápido é gratuito e pode ser feito sem encaminhamento médico. Para isso, basta a pessoa ir à Unidade de Saúde e solicitar o exame. Uma gota de sangue é retirada e o material é submetido ao reagente que fornece o resultado positivo ou negativo. O resultado fica pronto em até 30 minutos. “Dali, você já sai com o diagnóstico. O resultado é seguro e caso seja confirmado, o paciente já pode iniciar o tratamento mais cedo possível”, explica o médico Ricardo Larroyed de Oliveira.
Continua depois do anúncio 
Doutor Ricardo faz parte do Programa IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, que atende no Centro de Vigilância à Saúde. A equipe é formada ainda pela farmacêutica Carin Luciane Denk Tschöke e pela enfermeira Miriam Terezinha Roik Lott. Eles são os responsáveis pelo tratamento e acompanhamento do paciente. “É importante que as pessoas se conscientizem da importância do uso do preservativo, distribuído gratuitamente em todas as Unidades de Saúde. E não compartilhem seringas”, comentou o médico.
Continua depois do anúncio 
O tratamento correto com os antirretrovirais não só propicia uma vida longa e saudável a pessoa com HIV, como pode também, impedir a transmissão do vírus. “Por isso, o uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas”, disse Ricardo. Horários
Continua depois do anúncio 
Os testes rápidos serão oferecidos das 8h às 17 horas, no ESF 3 (Centenário), ESF 11 (Vila São Paulo), ESF 12 ( Mato Preto), ESF 5 (Cruzeiro), ESF 7 (Alpino), ESF 1 (Serra Alta), ESF 2 (Serra Alta), ESF 4 (Centenário), Unidade Básica 1º de Maio, Unidade Básica 25 de Julho e Unidade Central. Em Rio Negrinho  Todos os postos estão abertos para a vacinação do sarampo. Nesses locais também serão entregues preservativos e materiais de conscientização. No domingo, uma equipe da Secretaria de Saúde estará no centro da cidade entregando preservativos e materiais de orientação sobre a prevenção da AIDS e DSTs. Os testes rápidos de diagnóstico de AIDS, sífilis e outras DST’s estão continuamente  disponíveis nos postos de saúde da cidade.
Anúncios
]]>

Parceiros

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram