Dicas para Viver Bem com Simone da Cruz

Óleos essenciais: use para estimular as diferentes partes do cérebro

|

 

    ESPAÇO TERAPÊUTICO  VIVER BEM

( Massoterapeuta : Simone da Cruz – 47.99153-0785 e

e-mail ccruz.simone@gmail.com

Travessa Pedro Reinert, 47, Centro, anexo a Clínica Performance Active , da Dra. Luciane Bona )

A Aromoterapia utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a:

  • Aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado;
  • Promover o bem-estar;
  • Fortalecer as defesas do corpo.

Para que serve cada óleo essencial

Alguns dos óleos essenciais mais utilizados na Aromaterapia são:

Óleo essencial Para que serve
Alecrim Cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares. (Contra indicado para quem tem Pressão Alta).
Lavanda Excesso de estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios.
Canela Cansaço físico ou mental, tonturas, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar.
Jasmim Diminuição da líbido, problemas respiratórios, excesso de estresse, depressão e tensão muscular.
Bergamota Excesso de estresse, depressão, ansiedade, infecções da pele, má digestão.
Camomila Excesso de estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário.
Eucalipto Problemas respiratórios, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular.
Limão Falta de concentração, ansiedade, excesso de estresse, falta de energia, sistema imune enfraquecido, dor de cabeça, má digestão e febre.
Sândalo Dor no peito, excesso de estresse, tensão muscular, diminuição da líbido.
Ilangue-ilangue Ansiedade, excesso de estresse, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais ou redução no crescimento de pêlos.

Estes óleos essenciais podem ser utilizados separados ou ao mesmo tempo para aliviar vários problemas. Porém, as misturas devem ser indicadas pelo profissional especializado, já que devem ser usados em fórmulas específicas.

Como usar os óleos

A principal e mais benéfica forma de utilizar os óleos essenciais é a inalação, no entanto, eles podem ser usados de outras formas diferentes, adequando-se ao problema a tratar ou ao estilo de vida de cada pessoa:

  1. Inalação

A inalação é a forma mais completa de obter os efeitos e benefícios dos óleos essenciais, pois permite que as moléculas consigam chegar facilmente no sistema límbico do cérebro, criando alterações no funcionamento do corpo, que o tornam capaz de se curar.

 

  1. Aromatizador

Neste caso, adicionam-se 2 ou 3 gotas, do óleo escolhido, no interior de um aparelho com água que cria uma nuvem de fumaça que libera o aroma por todo o cômodo.

Uma solução mais econômica ao uso do aromatizador consiste em colocar as gotas numa xícara com água fervente, por exemplo, pois à medida que a água vai evaporando, o aroma é liberado para o ar.

 

  1. Evaporização

A evaporização consiste em aplicar algumas gotas em bolas de algodão, compressas ou num pano limpo, permitindo que o óleo vá evaporando e liberando o seu aroma.

Esta é uma ótima forma de regular a intensidade do aroma, pois quando mais perto se estiver do pano, mais intenso será o cheiro. Esta também é uma boa técnica para usar no trabalho, pois o algodão, ou o pano, podem ser colocados numa xicara em cima da mesa.

  1. Sprays

O spray ajuda a espalhar o aroma por todos os locais que se deseja, para isso basta adicionar algumas gotas do óleo essencial no depósito do spray e preencher com água. Antes de usar o spray deve-se abanar a embalagem para voltar a misturar o óleo, evitando pulverizar apenas água para o ar.

Esta é uma ótima forma de purificar o ambiente de um cômodo da casa ou até para utilizar no quarto de alguém que está recuperando de uma doença, por exemplo.

  1. Vaporização

Esta técnica deve ser usada especialmente para tratar problemas respiratórios ou resfriados, pois além de liberar o aroma diretamente para o sistema respiratório, permite a inalação de vapor de água que hidrata e relaxa as vias respiratórias.

Para fazer a vaporização, deve-se colocar água fervente numa bacia e depois adicionar algumas gotas na água. Por fim, deve-se respirar a fumaça liberada e, se possível, cobrindo a cabeça com uma toalha para concentrar o vapor de água. No entanto, a vaporização não deve ser usada em crianças com menos de 7 anos.

  1. Massagem

A massagem é a forma perfeita para aplicar os óleos essenciais diretamente na pele, de forma a tratar dores musculares, infecções, problemas de pele ou dores articulares. Para isso, basta misturar algumas gotas do óleo essencial pretendido num óleo vegetal, como o óleo de arroz, de sésamo ou coco, por exemplo.

  1. Banhos

Os banhos misturam os benefícios da vaporização, pois permitem a inalação do vapor de água e do aroma, e os benefícios da massagem, uma vez que permitem o contato da pele com o óleo. Assim, podem ser usados em quase todos os casos.

Para fazer um banho de Aromaterapia deve-se encher a banheira com um pouco de água morna e depois adicionar gotas do óleo até obter o aroma pretendido.

 

Referências do texto: https://www.tuasaude.com/aromaterapia/

 

Muitos fatores influenciam na eficácia do tratamento Aromaterápico, entre eles se destacam a qualidade dos óleos essenciais, os métodos de aplicação e o conhecimento do Aromaterapeuta. 

INDICAÇÃO E TRATAMENTO

óleo essencial de melaleuca possui diversas propriedades. É um dos óleos com maiores benéficos. Entre suas propriedades, estão:

  • Curativas
  • Antissépticas
  • Analgésicas
  • Anti-inflamatória
  • Antiespamódica

Benefícios:

Acne

Melhora a acne, promovendo a diminuição da oleosidade e evita feridas e marcas

Amaciante de roupas

Uma colher de chá de óleo essencial de melaleuca por máquina (é especialmente boa para as famílias que usam fraldas não-descartáveis, por matar os fungos e bactérias).

Assaduras em bebês

2 a 3 gotas misturadas em óleo vegetal (evite óleos comerciais da farmácia, pois contem parafina ou óleo mineral, que causam deficiência de vitamina A).

Bolhas

Lavar a área e aplicar com um algodão de duas a quatro vezes ao dia, durante quatro dias. Pode-se colocar também uma gaze embebida no óleo essencial de melaleuca e deixá-la sobre a bolha por 12 horas.

Caspa

Para problemas capilares em geral: caspa, queda (quando ocasionada por fungo ou bactéria), couro cabeludo seco, oleoso ou com coceira, etc. O recomendado é de 2 a 4 gotas de óleo essencial de melaleuca a cada 100 ml de xampu, preferencialmente de base neutra.

Cortes

Lavar e aplicar duas gotas do óleo essencial de melaleuca diretamente na área cortada duas a três vezes no primeiro dia. Durante o restante de uma semana, duas vezes ao dia.

Dores de Ouvido

Untar a parte externa do ouvido com duas a três gotas de óleo essencial de melaleuca.

Herpes

Aplicar duas gotas diretamente sobre as feridas, diariamente, durante uma semana.

Limpeza da casa

A partir dessa lista de compostos químicos presentes em produtos de limpeza, podemos entender como é importante recorrer a alternativas naturais. Uma delas é a seguinte receita:

Mau hálito ou afecções bucais (aftas, sapinho, etc)

Adição de 1 ou 2 gotas do óleo essencial de melaleuca no creme dental ou gargarejo com água morna.

Pé de atleta/frieira/micose

Acrescentar duas a três gotas a um óleo vegetal ou hidratante corporal e aplicar pelo menos uma vez ao dia. Outra solução é deixar os pés descansando em solução diluída com água morna em torno de 20 minutos por dia, até desaparecerem os sintomas.

Picadas de Inseto

Aplicar diretamente duas gotas várias vezes ao dia.

Psoríase, eczema, etc

É recomendada a imersão de todo o corpo em uma banheira cheia com uma colher de chá de óleo essencial de melaleuca. Desinfeta e acalma a pele como um todo.

Pulgas em Animais

Misturar 10 gotas de óleo essencial de melaleuca em 230 ml de óleo de coco ou de semente de uva ou outro vegetal e espalhar na pelugem do animal – o que também é saudável para a pele dele. Deve ser feito diariamente até o controle da situação. Sabendo de pulgas ainda na região, continue borrifando uma ou duas vezes ao dia.

Queimaduras

Não-oleoso e volátil (evapora rápido na pele), ele é ótimo para queimaduras, pois em 10 minutos todo o óleo que não foi absorvido evapora e deixa a pele “respirar”. É importante ser rápido no tratamento de queimaduras – compressa de gelo ou água fria corrente durante um minuto ajudam muito. Alternar entre as aplicações de água e óleo por dez minutos, que pode ser pingado diretamente e duas vezes ao dia por três a quatro dias, se necessário.

Queimaduras de Sol

Diluir uma parte do óleo essencial de melaleuca para dez partes de azeite de oliva ou óleo de coco e espalhar em abundância. Alivia e evita o descascamento da pele.

Repelente de Insetos

Uma mistura de 15 gotas de óleo essencial de melaleuca e 250 ml de água em uma garrafa spray. É preciso espirrar algumas vezes ao dia por vários dias, por exemplo na porta de entrada de formigas em sua casa. Alternativas naturais não são rápidas como as químicas, mas também não de te matam um pouquinho no processo. Outra boa alternativa é o óleo de cravo.

Sinusite e Asma

Espalhar algumas gotas do óleo essencial pelo nariz e/ou peito. Ou pingar cinco gotas em uma vasilha com água fervente ou um nebulizador.

Unhas

Tratamento de micoses ou mesmo para corrigir imperfeições na superfície – aplicar a solução diluída diretamente utilizando uma haste flexível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  ESPAÇO TERAPÊUTICO  VIVER BEM

( Massoterapeuta : Simone da Cruz – 47.99153-0785 e

e-mail ccruz.simone@gmail.com

Rua Leoberto Leal 201 – Centro – RN -SC AO LADO DA RÁDIO VITRINE FM .

 

O óleo essencial de Eucalipto tem um odor canforáceo e sua qualidade mais evidente é a excelente ação contra todo tipo de febre. O Eucalipto tem um pronunciado efeito frio sobre o corpo, trazendo, por conseguinte, uma efetiva redução da temperatura. O Eucalipto é um dos melhores óleos antisséptico. Além disso tem uma ação refrescante e desodorizante sobre o corpo. Pode reduzir os efeitos doloridos da enxaqueca e é considerado benéfico para tratamentos de escarlatina, disenteria, tifo, difteria, malária e catapora.

Pode proporcionar alívio a quem sofre de reumatismo – é considerado eficaz quando combinado ao limão e ao junípero. Também pode ser útil para amenizar dores musculares em geral e nevralgia (dor nos nervos). 

 

Indicação:

  • Tem efeito refrescante sobre as emoções. 
  • ​Clareia as idéias, 
  • ​Favorece a concentração.
  • Fortalece o sistema nervoso.

Benefícios do óleo essencial de Eucalipto para o corpo:

  • É um antitérmico muito eficiente.
  • Sua ação antiviral age em todo sistema Respiratório, é expectorante e ameniza a inflamação e auxiliando na liberação de muco.
  • É especialmente benéfico para casos de gripe, infecções de garganta, tosse, acúmulo de catarro, sinusite, bronquite, asma e tuberculose. 
  • Alivia a congestão decorrente de resfriados e da febre do feno. 
  • É excelente antisséptico e antibacteriano, atua no tratamento de doenças infecciosas. 
  • Age de forma benéfica sobre o sistema geniturinário, amenizando problemas como cistite e diarreia.
  • Parece dissolver cálculos biliares e é usado para tratar nefrite, gonorreia e diabetes.
  • É considerado eficaz no combate à hemorragia.
  • Tem efeito analgésico em nevralgias.
  • Repele insetos.
  • Reduz o inchaço.
  • Alivia dores musculares em reumatismos e artrites.
  • Usado no tratamento de erupções cutâneas, como herpes e catapora.
  • Ótimo para tratamento queimaduras, pois impede o desenvolvimento de bactérias e a consequente formação de pus, além de ajudar a formar o novo tecido.
  • Cortes, feridas, ulcerações e inflamações também parecem reagir bem ao eucalipto.
  • Purifica a pele congestionada.

 

 

 

 

 

  ESPAÇO TERAPÊUTICO  VIVER BEM

( Massoterapeuta : Simone da Cruz – 47.99153-0785 e

e-mail ccruz.simone@gmail.com

Rua Leoberto Leal 201 – Centro – RN -SC AO LADO DA RÁDIO VITRINE FM .

 

O óleo essencial de LavandaAntidepressivo, anti-inflamatório, antisséptico, antibacteriano, antiviral, promove o equilíbrio, calmante, descongestionante, relaxante, sedativo, reconfortante e tonificante.

 

Efeitos físicos:

  • Tem ação sedativa sobre o coração e ajuda a baixar a pressão arterial em caso de hipertensão e a reduzir as palpitações.
  • É reconhecido há muito tempo por proporcionar um alívio eficaz em casos de insônia. 
  • Suas qualidades analgésicas são eficazes em casos de espasmo muscular e, por isso, pode ser benéfico no tratamento de torções, distensões e fortes dores reumáticas.
  • Para o sistema respiratório e trata de problemas como bronquite, asma, acúmulo de catarro, resfriados, laringite e infecções de garganta.
  • Ajuda a aliviar os efeitos da tuberculose e, através de suas propriedades antivirais, mantém o controle da infecção.
  • É útil no tratamento de problemas menstruais, como menstruação escassa ou cólica e leucorréia.
  • No trabalho de parto, alivia a dor e agiliza a expulsão. A massagem na parte inferior das costas ajuda a expelir a placenta.
  • Para a pele aumenta o desenvolvimento de novas células e exerce uma ação que equilibra a oleosidade.
  • Tem grande efeito cicatrizante em queimaduras em geral e nas causadas pela exposição ao sol, além de ser benéfico para os casos de acne, eczema e psoríase.
  • Acredita-se que cure abscessos, furúnculos e espinhas, pois minimiza tumores causados por fungos, inchações, cicatrizes e feridas gangrenosas.
  • Também é um tônico capilar eficaz e pode ser útil em casos de alopecia.

Efeitos Mentais:

  • Estabiliza os corpos físicos, etérico e astral, o que indica um efeito positivo sobre problemas psicológicos.
  • Parece limpar e tranquilizar o espírito, aliviando a irritação e o esgotamento, resultando em uma abordagem mais calma da vida.
  • Equilibra sistema nervoso central e pode ser valiosa em estados de psicose maníaco-depressiva.

 

  ESPAÇO TERAPÊUTICO  VIVER BEM

( Massoterapeuta : Simone da Cruz – 47.99153-0785 e

e-mail ccruz.simone@gmail.com

Rua Leoberto Leal 201 – Centro – RN -SC AO LADO DA RÁDIO VITRINE FM .

 

O óleo essencial de Gerânio: Seu aroma é floral, fresco e levemente frutal. Sua energia é nutritiva, fortalece o ânimo e o entusiasmo, aumentando a autoestima, transforma sentimentos profundos de vergonha. É também antisséptico, antidepressivo, combate excesso de oleosidade nos cabelos e pele, além de hidratar peles ressecadas e maduras.

 

O Gerânio GT Egito é considerado um óleo essencial excelente para a pele e tratamentos faciais, atua como rejuvenescedor, anti-idade, anti-rugas e clareador da pele.

 

Benefícios emocionais: Trabalha as carências afetivas, medos e depressões, auxilia a passar por perdas e luto, diminui ansiedade e nervosismo, resgata a energia feminina, trabalha bloqueios com a figura materna.

 

Benefícios Físicos: Anti-inflamatório, atenua os sintomas da menopausa e TPM pois ele é um regulador hormonal feminino, auxilia no tratamento de Vaginite e candidíase, adstringente e cicatrizante, excelente para pele oleosa e acneica, bactericida, fungicida, antiviral, antisséptico, nos cabelos proporciona brilho e maciez. Alívio do estresse, depressão, ajuda a reduzir a pressão arterial, auxilia na Circulação

 

 

IMPORTANTE:

 

Apesar de serem usados produtos 100% naturais, é importante que a Aromaterapia seja orientada por um profissional especializado, para saber qual o melhor óleo essencial a utilizar em cada caso e como utilizar. Como tudo na vida, é necessário utilizar com critério, fazendo uso consciente e apenas quando for realmente necessário, de preferência sempre consultando antes um profissional qualificado.

 

 

Todas as técnicas da área terapêutica e holística são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

 

Agende seu horário e venha reequilibrar seu corpo, mente e espirito.

 

Até breve!!!

 

Gratidão

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *