Nossas Notícias

Especialistas palestram sobre cultivo de orquídeas na Ornato Jardins

RIO NEGRINHO. A Ornato Jardins e Plantas foi palco de um evento especial na tarde deste sábado ( 26 ). No local, pessoas da comunidade puderam conferir gratuitamente dicas sobre o cultivo de orquídeas, plantas que por serem de climas quentes precisam de cuidados especiais em nossa região de frio preponderante. As orientações foram realizadas por Sandra Hauffe, Viviane e Silvano Rosa, membros do Círculo de Orquidófilos de São Bento do Sul ( COSABES ), expositores premiados em vários concursos em Santa Catarina. Eles responderam perguntas dos participantes e em entrevista especial ao Nossas Notícias deram algumas dicas especiais para quem cultiva ou deseja cultivar espécies da planta.

Continua depois do anúncio 

1. CUIDADOS NA REGA

“A primeira coisa é ter cuidado na rega da orquídea. Na nossa região, que é fria, a rega é muito importante. Não se pode encharcar demais a planta e dependendo da espécie de orquídea, é aconselhável fazer poucas regas entre janeiro e março para se ter mais sucesso na floração. Esse é o caso da orquídea conhecida como “olho de boneca”, por exemplo. Ela é bastante cultivada na nossa região. Se forem feitas muitas regras a planta terá mais folhas e menos flores”, Silvano Rosa

2. SOMBRITE SEMPRE

“Quem cultiva orquídeas e tem orquidário  deve cobrí-lo com um sombrite. Isso é fundamental para proteger as plantas dos raios solares. As orquídeas gostam bastante de ficar em ambientes iluminados, mas cada espécie tem um lugar específico. Algumas gostam de mais sol, outras de menos sol. Confira a espécie da sua orquídea para saber”, Viviane Rosa.
Continua depois do anúncio 

3. PREPARE UM AMBIENTE EM QUE SUA ORQUÍDEA CONSIGA SE DESENVOLVER

“Identifique a espécie de orquídea que você tem, isso é muito importante. Com essa informação, confira também qual é o tipo de substrato que ela precisa e o ambiente que ela prefere. Proporcionar à planta um ambiente em que ela consiga se desenvolver, com adequada adubação, regas e principalmente a luminosidade são fatores fundamentais. Lembrando que  orquídeas não podem receber direto os raios do sol; geralmente é preciso deixá-las em um local onde recebam 75% de luminosidade”, Sandra Hauffe.

POR QUÊ ORQUÍDEAS?

Paixão de casal
Continua depois do anúncio 
Silvano e Viviane são casados e cultivam várias plantas em casa, com predominância para as orquídeas. Eles contaram à reportagem do Nossas Notícias que antes de se conhecerem já eram apaixonados por plantas. Silvano por influência da mãe, apaixonada por folhagens, cresceu entre muitas plantas. Viviane  por influência da mãe também. “Quando nos conhecemos a gente já  cultivava umas samambaias e outras plantas. Depois começamos a tomar gosto pelas orquídeas, começamos a cultivá-las e hoje e temos mais orquídeas do que outras espécies em casa”, falou. Já Viviane considera a natureza própria das orquídeas o seu maior atrativo. “As orquídeas vem da natureza mesmo. É muito difícil ter alguma espécie produzida pelo homem. Gosto muito das micro orquídeas,  para mim elas tem um significado muito especial”, contou. Sandra relatou que gosta de plantas desde criança e na adolescência de apaixonou por uma planta que só depois foi saber que era uma orquídea. ” Bateu uma paixão, comecei a cultivar e não parei mais”.

OUTROS EVENTOS DEVEM ACONTECER EM RIO NEGRINHO

Continua depois do anúncio 
Ciliane Raquel Willie Augustin é diretora da Ornato Jardins e atende muitos clientes da região com projetos de paisagismo. Ela destacou porque o resultado do evento foi muito positivo. “Foi bem positiva a troca de conhecimento, porque como o próprio Silvano falou, a gente tem um clima específico para a produção de orquídeas. É importante espalhar esse conhecimento para que as pessoas que ganharem uma orquídea ou adquirirem uma espécie possam cuidar da planta e ter o prazer de ver ela florescer nos anos seguintes. Porque é bem frustrante você ter uma plantinha linda e perder essa planta. Neste sentido, o fato de alguém te ajudar a mantê-la traz uma consequência positiva, que é você ter o prazer de conseguir cuidar e ver a planta florescer várias vezes”. Ela frisou que para o próximo ano já pensa em produzir três eventos em parceria com o Círculo de Orquidófilos de São Bento do Sul. “Acredito que essa é uma parceria que deve continuar devido ao  apoio, conhecimento e estrutura que eles tem, pois são super organizados. A ideia é fazer novas edições desse encontro no início, meio e final de 2020. Até porque  eles comentaram alguma coisa sobre criar um grupo de orquidófilos em Rio Negrinho. Quem sabe nasce aqui uma semente dessa iniciativa?”. 

EXPOSIÇÃO CONTINUA NA ORNATO

Continua depois do anúncio 
Além da palestra com os especialistas o Círculo de Orquidófilos de São Bento do Sul está realizando uma exposição de orquídeas na Ornato. No local, o público pode conferir gratuitamente  até esta terça-feira (29) dezenas de espécies cultivadas pelos são-bentenses e premiadas em várias regiões de Santa Catarina. A Ornato Jardins fica na Rua Roberto Lampe, 73, no centro de Rio Negrinho. Os telefones para contato são o (47) 36441542 ou o (47) 9.91466718. 

SAIBA MAIS SOBRE A ORNATO JARDINS 👇

https://nossasnoticias.com.br/2018/05/11/ornato-jardins/
Anúncios
         ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram