Nossas Notícias

Reequilibre seu corpo, mente e espírito com a reflexologia podal

POR SIMONE CHAGAS

Caros leitores, hoje vou falar um pouco sobre o que é e quais os benefícios da Reflexologia Podal. No início do século XX ocorreu um avanço nas pesquisas em relação ao tratamento através da Reflexologia. Em 1913 Dr. William Fitzgerald dá início a pesquisas de Terapia Zonal juntamente com Dr. H. Bressler onde estudam e adotam a terapia de pressões em pontos específicos do corpo, principalmente mãos e pés. Sendo então em 1917 definido por ambos que existem 10 zonas longitudinais que percorrem todo o corpo, as quais cinco são para as mãos e cinco para os pés. Esses pontos ao longo das zonas enviam e recebem informações através do fluxo de energia do corpo. Acredita-se que foi no Egito onde iniciou a Terapia da Reflexologia Podal, através de registros encontrados em pictogramas na tumba de um médico da época.
                        Fonte da imagem, acessado em 15/09/19 https://blog.aflui.com/origem-da-reflexologia-podal-oriente/
Inge Dougans (1983) é uma dinamarquesa que através de sua tese, traz novas teorias a respeito da reflexologia expandindo nossos horizontes através de uma nova teoria baseada nos meridianos, e ainda dá uma nova profundidade ao corpo de conhecimentos, incorporando elementos do Oriente e do Ocidente. Inge Dougans define a Reflexologia como sendo uma Arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica que conquistou um lugar de destaque na medicina complementar.Pois está baseada no estudo fisiológico e neurológico e é uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre o clínico e o beneficiário (paciente). O corpo humano é uma máquina magnífica. São milhares de partes trabalhando juntas e de forma harmoniosa para manter o corpo funcionando. Acontece que em nosso dia-a-dia os efeitos negativos das emoções, das atitudes, da estafa, do modo de vida e da dieta acabam levando nosso corpo a sair de sincronia, ou seja, acontece o desiquilíbrio. E o desequilíbrio de uma parte já provoca disfunções do corpo causando dores e fadiga e ainda dependendo do quanto está desiquilibrado manifesta problemas de saúde mais sérios.

Então como será possível proporcionar o reequilíbrio ou o ajuste do corpo, utilizando técnicas terapêuticas da Refexologia Podal?

Ao receber o estímulo nos pés, impulsos nervosos percorrem o corpo até o córtex cerebral. O corpo responde imediatamente enviando impulsos nervosos para o órgão reagente e também busca o equilíbrio hormonal.Isso leva uma reação em cadeia, impactando todos os sistemas do corpo. Os pés, além de sustentar e locomover o corpo, junto com as mãos funcionam como grandes sensores que sentem e tocam o mundo. Os pés e o cérebro estão em constante comunicação, através de várias terminações nervosas das quais todas as experiências externas são transmitidas para o nosso cérebro, o qual, responde conforme a sua necessidade.

A REFLEXOLOGIA NA ANTIGUIDADE

O homem antigo caminhava e corria descalço por quilômetros de distância e em diferentes superfícies, como pedras, terra, areia, gramas, galhos e raízes. Naturalmente recebia os mais diversos estímulos, contribuindo para a saúde do corpo como um todo. Com a introdução da crença de que é prejudicial para a saúde andar descalço, e com as facilidades dos meios de transportes e calçados emborrachados os pés passaram a não receber mais os estímulos necessários e vem perdendo a sua função, tendo sua estrutura deformada e enfraquecida. Então a reflexologia vem para auxiliar no reequilíbrio energético através da massagem com pressões adequadas, firmes e suficiente para ativar o desbloqueio e o reequilíbrio do corpo, mente e espirito da pessoa.  

BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA

É eficaz para o alívio de:
  • Dores nas costas
  • Dores de estômago
  • Problemas circulatórios
  • Artrite
  • Azia
  • Prisão de ventre
  • Pressão Alta
  • Tireoide 
  • Asma
  • Dores de cabeça
  • Ansiedade
E outros tantos…. “Quando o terapeuta estimula a área reflexa do trapézio no Microssistema durante 10 minutos, com a câmera termográfica é possível observar a mudança da cor fria para a cor quente, indicando o aumento da temperatura da área estimulada, e também o aumento da circulação sanguínea nesta mesma área.” O experimento acima foi apresentado no Japão na TV Fuji no ano de 1992.

CONTRA INDICAÇÕES DA REFLEXOLOGIA

Não existe nenhum tratamento que seja adequado para todos os problemas. Às vezes até alguns métodos de tratamento comuns podem ser contraindicados ou mesmo proibidos. Esta regra também conta para a Reflexologia, porém, não podemos esquecer de que a Reflexologia tem como objetivo principal devolver ao corpo um estado de equilíbrio (físico, mental e espiritual). Existem alguns casos, no entanto em que são contra indicados para a prática da Reflexologia no pé ou nas mãos:
  •         Infecção aguda;
  •         Cortes;
  •         Equimoses;
  •         Entorses;
  •         Distensões;
  •         Fraturas;
  •         Cirurgias recentes;
  •         Varizes expostas.
Como é possível fazer vários tipos de reflexologia em alguns casos pode-se escolher outras alternativas para o tratamento, como a Auriculoterapia ou a Aromoterapia, ou a indicação para procurar outros profissionais da área da saúde. Nos casos abaixo:
  •         Diabetes;
  •         Epilepsia;
  •         Problemas cardíacos;
  •         Gravidez

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ASSISTA UM BREVE VÍDEO DE DEMONSTRAÇÃO

Agende seu horário pelo (47) 9.91530785 e venha reequilibrar seu corpo, mente e espírito com uma sessão de Reflexologia Podal.

Até breve!!!

Gratidão 🙏🙏

 ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram