Nossas Notícias

População é convidada para o seminário "Pensar a cidade", que começa nesta quarta-feira

RIO NEGRINHO. Nos dias 11 (quarta-feira), 17 (terça-feira) e 18 (quarta-feira) será realizado o Seminário “Pensar a Cidade”, no auditório do Iprerio, na Rua Luiz Scholz – Centro (em frente a Cofermaco).O evento é aberto ao público e toda a comunidade rionegrinhense está convidada a participar. O objetivo da iniciativa é preparar a comunidade para a etapa de leitura comunitária, que será a próxima fase no processo de revisão do Plano Diretor de Rio Negrinho, através de palestras gratuitas sobre diversos temas de relevância para o desenvolvimento da cidade.

PRIMEIRO DIA

Continua depois do anúncio 
No dia 11, acontecem três palestras. A primeira, às 19 horas, sobre Meio Ambiente, será ministrada pela engenheira ambiental Kethely Grossl. Na sequência a especialista em Patrimônio Histórico a Arquiteta e Urbanista, Anne Elise Soto, de Joinville, fará uma explanação sobre como o Patrimônio Histórico e Cultural pode contribuir para o desenvolvimento e qualificação urbana. E fechando a primeira noite do evento o Turismólogo Nicolas Nering falará sobre as potencialidades turísticas que devem ser consideradas no processo de planejamento.

SEGUNDO DIA

Continua depois do anúncio 
No dia 17, as atividades iniciam às 14 horas, com a palestra do sociólogo de Joinville Charles Henrique Voos, que também é Doutor em Urbanismo e autor do livro “Quem manda na cidade”. Charles abordará aspectos do Estatuto da Cidade e falará também sobre sua pesquisa em urbanismo. Na sequência a Arquiteta e Urbanista Elaine Cristina Schoeffel Butron, Mestre em Gestão Urbana, falará sobre Habitação e os fatores relacionados ao tema que devem ser levados em consideração na revisão do plano diretor.

ÚLTIMO DIA

Continua depois do anúncio 
E no último dia o evento começará às 19 horas, com a fala do engenheiro civil Rubens Muhlbauer, Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia. Ele destacará a importância de consultar a prefeitura antes de adquirir um imóvel ou antes de construir, visando evitar problemas como a regularização do imóvel. A segunda palestra da noite será sobre “Desenvolvimento Econômico” e será ministrada por Dennis Li Valle e Adriano Hüebner, presidente e secretário executivo da Acirne respectivamente. Eles abordarão a importância das áreas industriais, áreas de inovação, dentre outros aspectos que devem ser considerados para que o desenvolvimento econômico ocorra no território do município.

CIDADES INTELIGENTES 

Continua depois do anúncio
E finalizando as atividades, o arquiteto e urbanista Ronaldo Lima, de Jaraguá do Sul falará sobre “Cidades Inteligentes”. Ronaldo foi o primeiro presidente do Conselho de Arquitetura de Santa Catarina, na gestão 2012-2014, atua na iniciativa privada através de seu escritório Lima e Lima Arquitetura e também foi presidente do extinto Instituto de Planejamento Urbano de Jaraguá do Sul. Ronaldo abordará os conceitos de “Smart Cities” e demonstrará alguns exemplos que contribuem para que uma cidade caminhe na direção desses conceitos de novo urbanismo, como por exemplo: cidades que cuidam de suas calçadas, estimulam caminhadas e modos de transporte ativos, cidades que possuem edifícios com fachadas ativas (fachadas que promovem atividades econômicas e a segurança) e emprego de novas tecnologias em edificações e na infraestrutura urbana. CONSIDERAÇÕES
Continua depois do anúncio 
Para a prefeitura é uma satisfação promover um evento com a palestra desses profissionais, que se disponibilizaram a contribuir com esse importante processo de planejamento. A comunidade certamente deve aproveitar essa oportunidade e prestigiar o seminário. O evento é gratuito e os participantes receberão certificado.
Anúncio
   ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram