Nossas Notícias

Corrida: revezamento de São Francisco deve reunir cerca de 900 atletas

Quando São Francisco do Sul completou 500 anos, a EcoFloripa realizou a primeira prova de revezamento nesta que é uma das cidades mais antigas do Brasil. Neste ano, que marca a 16ª edição da corrida, cerca de 900 atletas irão percorrer 90km de trajeto em meio aos casarões tombados, praias de águas claras, trechos de estrada de chão, trilhas e até atravessar um rio, no próximo dia 14 de setembro. O percurso vai dar a volta em São Chico, como é carinhosamente chamada, e deve render entre R$ 600 mil a R$ 800 mil em recursos deixados na cidade.

Os participantes poderão se dividir em equipes de três ou seis pessoas. Os corredores têm entre 15 e 70 anos e, neste ano, cerca de 50% dos atletas virão do Paraná. A largada começa às 7h e os pelotões saem a cada 15 min do Centro Histórico. Neste trecho inicial,  o corredor já vai pegar asfalto, estrada de terra e calçamento. E isso é somente uma amostra do que vem pela frente.

Durante os 15 postos de troca do revezamento, os participantes irão enfrentar os mais diversos terrenos: praia de areia fofa, paralelepípedo e uma escadaria com 220 degraus. Nem sempre o trajeto mais longo é o mais difícil, já que as distâncias variam de 3km a 9km. Para quem deseja participar da prova, ainda dá tempo. As inscrições podem realizadas via site https://www.ecofloripa.com.br/volta-sao-francisco/inscricoes.

Percursos

Nesta prova não tem percurso muito difícil, para quem está acostumado a correr, mas no trecho 7 – com 3km de extensão – o corredor deverá subir uma escadaria de 220 degraus e depois passar por uma trilha de 1,5km. Os percursos 8, 9 e 10 são considerados bastante difíceis, pois passam pela  na Praia Grande, onde geralmente a areia é fofa.

A largada será ao lado do Mercado Público, no Centro Histórico, passará pelo Museu do Mar e vai cruzar o trilho do trem. Este é o percurso mais longo, com 9,1km de distância. Em seguida, os corredores seguem em direção às praias. Depois, o foco é o Iate Clube do Capri e o Forte Marechal Luz. A praia de Ubatuba é o próximo destino – aqui os corredores seguem pela praia e atravessam por um rio com água até o joelho.

Em seguida, é a vez da praia da Enseada, descem no início da Prainha e seguem até à praia Grande – neste trajeto haverá quatro postos de troca. Ao chegar na praia do Ervino, os atletas seguirão em direção à igreja da Gamboa e BR 280. Depois, retornam ao Centro Histórico para a chegada. E lá se vão 90km de corrida. A expectativa é que o último competidor passe pela linha de chegada 17h depois.

História

Sendo a terceira cidade mais antiga do Brasil, não tem como falar da história de Santa Catarina sem citar São Francisco do Sul. Com pouco mais de 50 mil habitantes, o pequeno município portuário é gigante em cultura e belezas naturais. Uma das primeiras colônias portuguesas, recebeu muitos escravos africanos e, mais tarde, chegaram os franceses, por isso é uma cidade de diversidades. A menos de 200km da capital Florianópolis, compõe o rico litoral catarinense.

]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram