Anúncios
REGIÃO. Desde 2005, especialistas da área de Sistemas de Informação promovem o FliSol, o Festival Latino Americano de Instalação de Softwares Livres.
A partir de 2007, o evento começou a ser realizado sempre no quarto sábado de abril e neste ano, São Bento do Sul é uma das 68 cidades do Brasil que simultaneamente promoverão o evento no dia 27 de abril.
Continua depois do anúncio
A programação acontecerá no prédio do CEDUP Padre Afonso Robl (Av. Pref. Ornith Bollmann, 561; Bairro Brasília) entre as 09h e 17h e todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
A promoção do evento em São Bento está a cargo da professora Wilcilene Maria Kowal Schratzenstaller, do curso de Sistemas de Informação da Udesc, juntamente com alunos e ex alunos da graduação.
Curso de serviço gratuito de edição profissional de imagens
Continua depois do anúncio
Dentre a vasta programação, estão previstos workshops de IoT e suas aplicações, Suporte de Softwares Livres a Engenharia de Software e Instrução ao Git, Arduino para Padawans,Ferramentas essenciais para desenvolvimento de Plugins WordPress, Introdução ao Gimp (Software de edição profissional de imagens, totalmente gratuito), Linux Educacional como ferramenta do professor do século XXI e outros.
A professora Wilcilene destacou a importância do evento.
“Este evento, como o nome diz, objetiva divulgar o uso de software livre. Softwares que normalmente são desenvolvidos pela comunidade e pessoas que trabalham gratuitamente em prol desse desenvolvimento. Queremos envolver mais os estudantes com essa questão de softwares livres, para que colaborem também. E ainda reduzir o uso de softwares piratas. Muitos usuários tem software pirata porque não tem condições de pagar uma licença e não conhecem algum software similar gratuito”, frisou.
Vale lembrar que as multas para quem usa softwares piratas é bastante alta, conforme os organizadores do evento.
Curso para uso de placa que permite projetos de automação residencial e comercial
Continua depois do anúncio
Marcelo Streit, que também faz parte da organização, explicou que o workshop de Arduino vai permitir um excelente aprendizado inicial para pessoas de todas as idades.
“O Arduino é uma placa eletrônica usada para automação. Dá para fazer muitas coisas com essa placa e de forma muito simples. Para se ter ideia, já tem crianças e adolescentes usando. Com o Arduino dá para programar a abertura e fechamento de portões, por exemplo. Quem participar já vai sair do evento podendo fazer alguns projetos em casa”, falou.
Streit considerou ainda que o Festival é ideal também para empresários e autônomos que buscam soluções de tecnologia da informação, que sejam de qualidade e gratuitas.
“Todos poderão conhecer estas ferramentas e aprender a usá-las com quem já tem experiência”.
A professora lembrou que uma das atividades do evento é a formatação e instalação de softwares livres nos computadores dos participantes bem como mini cursos relacionados.
“Para não acontecer de a pessoa formatar e depois voltar pro software antigo por não saber usar”.
Programação paralela
Continua depois do anúncio
Além dos cursos, também haverá coleta de lixo eletrônico, competição de “Battle for Wesnoth” e sorteio de brindes.
Haverá transmissão online das palestras, porém os certificados (também gratuitos) serão emitidos apenas para as participações presenciais.
Os organizadores pedem que os interessados em instalar Softwares livres façam backup em seus computadores antes de levá-los ao evento.
Todasas informações podem ser obtidas em
https://saobentodosul.flisol.org.br
Anúncios
]]>