Nossas Notícias

Modelo do Observatório Social será apresentado em Rio Negrinho nesta terça-feira

Na próxima terça-feira (09), o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, estará em Rio Negrinho.

Às 19h ele ministrará na Câmara de Vereadores uma palestra gratuita, com o objetivo de fazer uma  sensibilização para a criação de um Observatório Social em Rio Negrinho.

O que é o Observatório Social

O Observatório Social é uma organização que monitora o uso dos recursos públicos por parte das prefeituras onde é estabelecido. O trabalho, realizado por voluntários, é bastante técnico e detalhado.

Como é realizado o trabalho

Afinal, através do OS, dentre outras ações são verificados editais, licitações, realização dos serviços e entrega dos produtos adquiridos pela administração pública municipal.

Também através do Observatório, são mensurados indicadores municipais, inclusão de micro e pequenas empresas nas licitações locais e a cada 4 meses uma prestação de contas para a comunidade, informando todos os dados apurados no período.

Presente em 100 cidades do Brasil

Atualmente cerca de 100 cidades do país fazem parte  da rede do Observatório Social. Segundo dados da organização, entre 2012 e 2016, a metodologia utilizada pelos voluntários contribuiu para a economia de mais de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.

Curso para interessados em participar

Complementando a iniciativa da discussão sobre a implantação do OS, nos dias 22 e 23 de outubro haverá na Acirne um curso para interessados em realizar trabalho voluntário na organização. As facilitadoras serão Camila Marques e Cristina Luisa, voluntárias do Observatório Social do Brasil.

Quem é Ney da Nóbrega Ribas

Ney da Nóbrega Ribas é empresário, industrial das áreas de cadeia de suprimentos automotivos e de gráficas. Conselheiro voluntário da Junior Anchievement e do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial. É um dos fundadores do Observatório Social do Brasil e realizou mais de 100 palestras sobre Controle Social e Prevenção à Corrupção.

]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram