
RIO NEGRINHO. Toda quarta-feira, o Nossas Notícias vai destacar iniciativas que usam o esporte como ferramenta de transformação social na cidade. Hoje, começamos com um belo exemplo de dedicação, inclusão e esperança: o Projeto Social “Atividades Esportivas com Qualidade de Vida”, realizado no campo da Sociedade Esportiva Ipiranga, no Bairro Alegre.
Fundado em 2022, o projeto já impactou a vida de centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com atividades regulares e um ambiente acolhedor, o campo do Ipiranga se tornou mais do que um espaço de treinos — virou um verdadeiro ponto de encontro para o desenvolvimento humano.
– Continua depois da imagem –

Transformando com Amor e Compromisso
Sob a coordenação do presidente Paulo Roberto Prestes, da professora Anna Regina dos Santos e do estagiário Ronalld Jonathan Corrêa, o projeto oferece bem mais do que aulas esportivas. Ele promove inclusão, autoestima, disciplina e valores para cerca de 140 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos.
As atividades envolvem jogos lúdicos, práticas educativas, incentivo ao trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas — tudo com foco em construir um futuro mais justo para os participantes.
“O Esporte é Vida, É Esperança”
A emoção e o envolvimento da equipe transbordam em cada palavra da professora Anna Regina, que dedica sua vida ao projeto. “É difícil até colocar em palavras. Eu me emociono fácil, sabe? Porque pra mim não é só dar treino, é viver com eles, sentir junto, crescer junto. Aqui, o esporte é vida. É esperança. É um dos caminhos mais poderosos pra mostrar que existe outro lado da história. Eles encontram apoio, confiança, alguém que acredita neles. Mais do que atletas, queremos formar seres humanos conscientes do seu valor. Isso pra mim não tem preço. É amor puro”, destaca Anna.
– Continua depois da imagem –
O impacto do projeto também é reconhecido pelas famílias. Fernanda Werka Klaus e Jonas Erwin Klaus, pais do Levi, de 6 anos, relatam emocionados.
“O projeto do Ipiranga tem sido essencial na vida do Levi. Desde que começou, há uns 8 meses, percebemos avanços incríveis, principalmente na fala e na socialização com outras crianças. Levi é autista, muito amoroso, curioso e está sempre disposto a aprender algo novo. Ele ama estar perto das pessoas, interagir com os amigos e com os professores, principalmente com a professora Anna. Quando se encontram, é só gargalhada. Eles se entendem de um jeito único e especial. O futebol trouxe mais confiança, rotina, alegria e aprendizado para o dia a dia dele. E todo sábado é um momento muito esperado por ele”, citam os pais.
Outro relato tocante é dos pais de Nícolas Muriel Costa Nicocelli, de 10 anos. Carlos Nicocelli e Beatriz Costa dos Santos explicam como o projeto tem feito a diferença.
“O projeto no Ipiranga está contribuindo muito na melhora de atenção do nosso filho, que foi diagnosticado com TDAH. O esporte e o trabalho desenvolvido pelos profissionais estão auxiliando não somente nosso filho, mas também outras crianças, ensinando educação, obediência e respeito. Percebemos também uma melhora significativa na escola. Acreditamos que, se esse trabalho deixasse de existir, haveria uma grande perda, principalmente para as crianças que necessitam de um pouco mais de atenção. Ali, todos são acolhidos, sem distinção. E isso, infelizmente, não é algo que se encontra em qualquer lugar”, comentam.
– Continua depois da imagem –
Como a comunidade pode apoiar
A força desse projeto vem também da comunidade. Quem quiser contribuir pode ajudar com: doações de materiais esportivos como bolas, coletes e cones, lanches para as crianças, apoio financeiro, com possibilidade de divulgação de marcas parceiras, voluntariado, especialmente de estudantes de Educação Física, Fisioterapia ou Nutrição. Quem quiser conhecer mais ou se envolver com o projeto pode entrar em contato com a professora Anna Regina pelo WhatsApp (47) 99291-0841 ou seguir o perfil da Sociedade Ipiranga no Instagram: @sei_ipiranga


