
SANTA CATARINA. Mais de duas toneladas de fios de cobre e sucatas sem origem comprovada foram apreendidas durante a 16ª operação do Grupo de Ação de Ordem Pública (Gaop), realizada nesta sexta-feira (16), em Joinville. O material estava em um ferro-velho no bairro Aventureiro, e o responsável pelo depósito foi conduzido à Delegacia de Polícia.
A ação teve como foco fiscalizar depósitos de sucata nos bairros Morro do Meio e Aventureiro, com objetivo de combater o comércio ilegal de materiais furtados, como fios de energia e componentes de telecomunicações.
A operação mobilizou 44 profissionais e 29 viaturas, envolvendo equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Científica, além de fiscais das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e Infraestrutura. Também participaram técnicos da Celesc, Companhia Águas de Joinville e empresas de telefonia, que ajudaram a identificar materiais possivelmente furtados.
Desde o início das operações, o grupo já abordou 869 pessoas, das quais 28 foram atendidas por equipes de Saúde e Assistência Social, 14 encaminhadas à delegacia, e 12 armas brancas apreendidas, além de drogas e produtos de origem suspeita.