
RIO NEGRINHO. Neste 12 de maio, data em que se comemorou o Dia do Enfermeiro e que deu início à Semana da Enfermagem, o Nossas Notícias homenageia todos os profissionais da enfermagem por meio da história de Tatyane Waltricki, uma enfermeira obstetra, neonatologista e pediátrica que dedica sua vida ao cuidado com mães e recém-nascidos.
Com 17 anos de atuação na área da saúde, Tatyane também é consultora em amamentação, laserterapeuta e emergencista. Natural de Anita Garibaldi (SC), ela conta que sua inspiração para seguir na profissão surgiu ainda no ensino médio, ao ouvir relatos de uma colega auxiliar de enfermagem.
“Comecei a me identificar com o cuidado aos pacientes e pensei: eu quero fazer isso”, relembra.
Aos 18 anos, ingressou na Universidade do Planalto Catarinense, em Lages, onde se formou em 2008. Logo depois, mudou-se para Rio Negrinho para trabalhar na Fundação Hospitalar, onde atuou por quase uma década.
“Conheci muitas pessoas, fiz amigos e muitas histórias passaram por minhas mãos. O cuidar é apaixonante”, afirma.
Ao longo dos anos, trabalhou em diferentes setores hospitalares, como coordenação e supervisão de enfermagem, clínicas médica e cirúrgica, urgência e emergência, centro obstétrico, maternidade, neonatologia e pediatria. Atualmente, atua na maternidade do Hospital Sagrada Família.
“Trabalhar com mamães e bebês é muito gratificante. Diariamente, lidamos com a vida e com a alegria das famílias ao receberem seus recém-nascidos. Para elas é uma felicidade — para nós, muito mais”, destaca.
Apesar da paixão pela profissão, Tatyane ressalta os desafios da área.
“A maior dificuldade hoje é a falta de valorização do profissional de enfermagem. Somos a maior categoria da saúde, com mais de dois milhões de profissionais no Brasil. Precisamos de salários dignos, visibilidade e reconhecimento profissional.”
Dedicada ao cuidado materno e neonatal, Tatyane fundou a empresa “Colo de Mãe – Apoio Materno”, que oferece atendimento desde o pré-natal até o retorno da mãe e do bebê para casa. O serviço inclui atuação como doula, consultoria em amamentação e laserterapia, sempre com foco em um cuidado humanizado, técnico e afetuoso.
“Somos a única profissão da saúde que integra cuidado, compaixão e amor, além do conhecimento técnico-científico. Isso é ser enfermeiro”, conclui.


