
RIO NEGRINHO. Começa às 15h deste sábado (15), no Cedro Rosa Café, o evento de lançamento do novo livro da escritoria rio-negrinhense Wally Schroeder, intitulado “Ehkos da Alma”. A iniciativa conta com o apoio da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Rio Negrinho, da qual ela também faz parte. A entrada no encontro é gratuita.
Nesta semana, ela esteve no café (vídeo no final da matéria) para conferir os detalhes preparativos para o encontro, que é aberto à comunidade, e gravou algumas imagens com Casciane Antunes, sócia do estabelecimento.
A reportagem aqui do Nossas Notícias recentemente também conversou com a escritora de 86 anos, que recebeu nossa equipe em sua casa, no bairro Vila Nova. Ela falou sobre sua trajetória e das expectativas para mais esse lançamento.
Mãe de seis filhos e atualmente com nove netos e três bisnetos, Wally começou a escrever com mais frequência em 2002, mas a paixão pela escrita, como ela mesmo explicou, teve início ainda quando frequentava a escola.
“Sempre gostei muito de escrever, já no tempo de aula. Quando uma vez teve uma festa no interior, eu tinha três versos para declamar. Naqueles tempos faziam um palco de madeira, com o mastro da bandeira ao lado, e nós tínhamos que subir lá e declamar. Foram três poesias numa festa só”.
Se dividindo entre crônicas e poesias, Wally citou seu primeiro lançamento – “X-Salada” e também sua participação em várias publicações que lhe renderam muitas homenagens, diplomas e medalhas.
Pela Editora Litteres, do Rio de Janeiro (RJ), são 16 diplomas e 21 certificados, além de uma medalha de prata e uma de bronze. Pelo concurso Cone Sul, também do estado carioca, Wally conquistou mais um diploma. Ela ainda destacou sua participação na Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias do RJ.
A escritora soma ainda várias medalhas e troféus em concursos de declamação, com destaque para o Concurso de Oratória Leonidas de Oliveira que, como lembrou, lhe deu bastante coragem de se expressar.
“Eu era a mais velha, todo mundo me chamava de vovó. Daquele momento em diante, perdi o medo e a vergonha de falar para o público ”.
Seis publicações
Ehkos da Alma será a sexta publicação individual de Wally Schroeder e conforme ela, a inspiração para a obra vem do seu amor pela leitura.
“Leio muitos livros da biblioteca, daí vou montando um pouco daqui, um pouco de lá e com o tempo sai alguma coisa”, comentou a escritora, que deu início aos trabalhos da publicação em 2018.
“Fazia um pouco e desistia, queria fazer e não queria, até que ficou pronto”, brincou ela, que disponibilizará para a venda vários exemplares de sua obra neste sábado.
Sobre a mensagem que deixa sobre sua nova publicação, dona Wally frisou que todo o conteúdo merece a mesma atenção.
“Não tem nenhuma parte para desprezar, porque o que eu queria fazer, foi feito”, encerrou a escritora, que além de sua contribuição literária, se destaca em concursos esportivos, como os Jogos da Terceira Idade e na Dança Sênior.
