
CAMPO ALEGRE. Edenir dos Santos, de 50 anos, e Josi Slominsky dos Santos, de 46, pais de Camila, atualmente com 25 anos, deram no último dia de 2024, um exemplo de amor e superação. O casal e a filha participaram juntos – pela quinta vez – da Corrida de São Silvestre, em São Paulo (SP).
“Esse ano foi a quarta vez que ela chegou em primeiro lugar na categoria cadeirante com guia”, contaram eles em entrevista à reportagem aqui do Nossas Notícias.
Os dois se alternam como guias da jovem, que é portadora da Síndrome de Jubert e tem autismo.
“Ela anda, mas para participar das corridas e poder levá-la, a gente usa o triciclo. Durante a corrida alternamos e nas subidas vamos juntos. Todas as participações são emocionantes, cada ano é especial! É gratificante, uma emoção sem palavras! Como ela é nossa filha, é um sonho realizado”.
Mesmo participando da prova junto com Camila nos últimos anos, Edenir participou da São Silvestre pela 21ª vez em 2024 – Josi soma 12 participações.
“Mas ser um condutor ou guia é sem dúvida um privilégio para um atleta, porque a emoção está na alegria deles em participar, a gente se sente realizado”, disseram.
Eles também participam de outras corridas em Santa Catarina e, para a São Silvestre, como é uma distância maior – 15 quilômetros -, contaram que vão se preparando a partir de agosto até chegar o dia da corrida, que é em dezembro.
“Como o triciclo e a Camila, juntos somam 100 quilos para empurrar, é preciso um bom preparo”.
Mas a preparação vai além da parte física, passando também pela questão financeira.
“Como a São Silvestre é sempre no final do ano, a gente começa a se programar com os custos em julho. Como somos três, o custo é maior e esse ano foram R$ 4 mil entre passagem, hospedagem e alimentação. Mas graças a Deus e as pessoas, onde a gente procurou ajuda, isso foi possível. Tem o transporte lá na cidade que a gente precisa pagar para se deslocar entre aeroporto, hotel e para pegar o kit, que esse ano foi entregue no Ibirapuera”, explicou o casal, que teve o patrocínio da Unimed Planalto Norte, da Prefeitura de Campo Alegre e de várias pessoas e empresas.
“Sem esses patrocínios seria impossível participar da São Silvestre”.
Eles também fazem parte do projeto Pernas Solidárias de São Bento do Sul e do projeto Pernas Solidárias de Joinville.
“Então estamos sempre no meio das corridas. A próxima corrida vai ser a Corrida de São José, em Rio Negrinho. Estamos nos organizando para fazer um calendário de participações ao longo do ano”, adiantaram eles, que também representaram na Corrida de São Silvestre o Instituto Luterano Campos Verdejantes, de Campo Alegre. O instituto é um lugar de acolhimento e cuidado para pessoas com deficiência.




