Nossas Notícias

Destinos do Quiriri é um dos cinco vencedores do Prêmio Municiência

O projeto de turismo regionalizado das cidades de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, o “Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município”, foi um dos cinco vencedores do Prêmio Municiência. O resultado da premiação nacional, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com o apoio financeiro da União Europeia no Brasil, foi divulgado na manhã desta sexta-feira (31), em evento online.

O prêmio recebeu 235 inscrições de prefeituras e consórcios municipais de todo o país. Destas iniciativas, 30 foram previamente selecionadas e, depois, dez escolhidas por uma comissão avaliadora da CNM. Técnicos do prêmio, inclusive, estiveram visitando as quatro cidades do Norte de SC no início deste ano, para conhecer de perto os atrativos turísticos da região.

Nesta sexta, cinco projetos foram eleitos os vencedores – entre eles o Destinos do Quiriri. A votação ocorreu ao longo dos últimos meses, de forma online, e foi aberta a todo o público.

Todas as iniciativas vencedoras serão reconhecidas pela CNM com a sistematização dos projetos em vídeos e guias de reaplicação. Os materiais ficarão disponíveis para a consulta de administradores públicos, acadêmicos e demais interessados. Os gestores dos cinco projetos mais votados participarão ainda de uma experiência internacional para troca de informações.

Para o prefeito Julio Ronconi, esse reconhecimento mostra todo o potencial turístico que a região possui “Nossa região é maravilhosa. Os quatro municípios que integram o Destinos do Quiriri  possuem suas particularidades, que juntas transformam nossa região em um local único e que não se encontra em outro lugar do país” destacou ele.

Conheça o Destinos do Quiriri

O projeto “Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município” foi desenvolvido pela Comissão Executiva de Regionalização do Turismo do Consórcio Intermunicipal Quiriri em 2017.

O objetivo principal é promover o desenvolvimento sustentável do turismo nas quatro cidades. Foram mapeados 49 meios de hospedagem e 142 estabelecimentos de alimentos e bebidas, além de espaços para eventos, atrativos culturais e naturais, propriedades que trabalham com o turismo rural de agricultura familiar, que podem ser diretamente beneficiados com o turismo regionalizado.

A proposta traçou ações de curto, médio e longo prazo, e almeja que, até 2027, a região seja reconhecida como um dos principais pontos turísticos do país. Entre estas ações, é possível destacar seis iniciativas: o Plano de Turismo Regional; Circuito das Aracuárias de Cicloturismo e Caminhantes; Programa Acolhida na Colônia; Placebranding e Plataforma de Comunicação; Campos Naturais do Quiriri; e a Maria Fumaça.

Anúncios
  ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram