Nossas Notícias

Horto Municipal deverá entregar 50 mil mudas de flores neste ano em São Bento do Sul

  SÃO BENTO DO SUL. O Horto Municipal, setor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura trabalha na produção de mudas de flores para todos os canteiros públicos espalhados pelo município, seja em praças, calçadas, trevos e vias públicas, além de produzir mudas de verduras e temperos para as hortas das escolas municipais e ainda na produção de mudas de árvores nativas, frutíferas nativas e algumas exóticas para espaços públicos e também distribuição. A produção no horto é contínua, pois é realizada a produção de mudas de flores para todas as estações do ano, e isso acaba proporcionando uma grande economia aos cofres públicos, pois todas as sementes para a produção anual são adquiridas de uma só vez no início de cada ano, e com este trabalho realizado considerando toda a estrutura e profissionais envolvidos, a Secretaria de Agricultura tem um custo de aproximadamente 20% do que custaria se todas as mudas fossem compradas ao longo do ano.

Continua depois do anúncio
A equipe do Horto Municipal conta atualmente com quatro profissionais que cuidam de toda a estrutura para a produção e plantio das mudas em tempo integral. Iris Hüttl Sluminski é responsável pela produção de mudas de flores, enquanto Angelita Hüttl é a responsável pela produção das mudas de árvores. Já Bertoldo Schoefel e Francisco Zoelner Filho realizam a distribuição e plantio das mudas, além de auxiliar na preparação da terra.
Continua depois do anúncio
No que refere-se a produção de mudas, que vem aumentando a cada ano, Iris explicou que a cada ano mais canteiros surgem e a cidade fica cada vez mais colorida. “Agora com a obra da Praça Getúlio Vargas uma quantidade maior de flores será plantada no espaço, e isso contribui diretamente para o aumento da nossa produção deste ano”, explicou. Ampla variedade O horto conta com ampla variedade de plantas ao longo do ano. As árvores nativas e frutíferas nativas de acordo com Angelita, são a pitanga, cereja, araçá, ameixa amarela, ariticu, uvaia, gabirova, ipê-amarelo, ipê-roxo, canela, araucária, sassafrás, uva japão, pingo de ouro, chuva de ouro, tarumã, ingá, bracatinga, dentre outras.
Continua depois do anúncio
Já no que referem-se às flores da estação fria, segundo Iris, as mudas preparadas são de cravina, amor-perfeito, mini amor-perfeito, calêndula, boca de leão, gazânia, couve ornamental e flor de mel. Sobre a flor de mel inclusive, Ires explicou que esta variedade é cultivada o ano todo, e agora para o inverno está sendo preparada mais uma variedade desta flor, a flor de mel azul ou roxa. “Será mais uma cor que estará embelezando nossos canteiros e vasos”, disse Iris. Quanto aos vasos, estes também são novidade. A Secretaria de Agricultura está implantando vasos pendurados nos pergolados pelo calçadão e posteriormente também na praça Getúlio Vargas. Todas as mudas são produzidas em duas estufas, uma com dimensões de 21×7 metros, outra com 6×15 metros, e uma área protegida com tela antiofídica, com 15×21 metros.
Continua depois do anúncio
Distribuição proibida de árvores Um diferencial neste ano de 2020 é a proibição da distribuição de mudas de árvores para a comunidade. Por se tratar de ano eleitoral, no dia 28 de fevereiro foi publicado o Decreto nº 1691, assinado pelo prefeito Magno Bollmann. O artigo 4º deste decreto estabelece que: “Art. 4º É proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios, pela Administração Pública, no período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2020”. Por conta disso, conforme comentaram Iris e Angelita, a distribuição das mudas de árvores à comunidade será retomada somente no início do próximo ano.
Anúncios
 ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram