Nossas Notícias

Em Rio Negrinho, comunidade poderá participar da construção do Plano Municipal de Cultura

RIO NEGRINHO. Um pedido da classe artística sairá do papel. Nas próximas semanas, a Prefeitura de Rio Negrinho, por meio da Fundação Municipal de Cultura, dará início à elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC). Sua elaboração será realizada através de fóruns e conferências, onde todos terão a oportunidade de participar com opiniões e sugestões.

Continua depois do anúncio 

Ao final de 2019 na solenidade do evento Avança Rio Negrinho, a Fundação Municipal de Cultura recebeu através do ofício n.344/2019, encaminhado pelo prefeito Julio Ronconi, a solicitação para a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Rio Negrinho.

Para o prefeito, por se tratar de uma ferramenta de gestão, feito em conjunto com a comunidade e principalmente com a participação dos artistas locais, é necessária a elaboração do Plano com a sociedade e sua devida implementação.

Continua depois do anúncio 

Segundo Adilson Figueiredo, presidente da Fundação Municipal de Cultura, o PMC é realizado em parceria com a sociedade e com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural para que haja uma integração e fiquem claras as metas e políticas públicas para a transformação da cultura nos próximos 10 anos em Rio Negrinho.

“Em nossa região apenas São Bento do Sul e Joinville estão alinhados conforme o Sistema Nacional de Cultura e a partir de agora Rio Negrinho passa a integrar a rede de municípios a nível nacional que possuem seus planos. Já temos o Sistema Municipal de Cultura instituído pela lei 2754/2015, o Fundo Municipal de Apoio a Cultura – FMAC e o Conselho Municipal de Política Cultural, que foi atualizado no ano de 2017 em relação as suas setoriais de atuação”, explicou Adilson. 

Continua depois do anúncio 

A Fundação de Cultura fez a solicitação de reabertura do plano de trabalho junto ao governo federal e nos próximos meses irá entregar aos artistas esse importante processo que faltava para que o município estivesse alinhado com os objetivos que irão nortear as políticas públicas para cultura.

“É com base na realidade local que o PMC de Rio Negrinho será formatado, portanto, iremos precisar da participação ativa da comunidade, dos artistas da cidade e de autoridades nos eventos que serão realizados. Imagino que será um divisor de águas em nosso setor cultural”, concluiu Adilson.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Negrinho 
Anúncios
 
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram